OS TRAÇOS FASCISTAS POR TRAS DO PRECONCEITO, VIOLÊNCIA E BULLYING NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.30905/ded.v3i1.122Palabras clave:
Educação, Preconceito, Personalidade Autoritária, Bullying.Resumen
Este texto consiste em crítica contundente às condições sociais que geraram o fascismo e, dentro desse, à personalidade autoritária predisposta a preconceitos e consequentemente a atos de violência. A análise do preconceito e a violência na escola, permite entender como as representações da sociedade em que vivemos se reproduzem no cotidiano escolar - instituição que deveria ser o espaço de educação e socialização das crianças, mas que se transformou em espaço de agressão e desrespeito mútuo, com situações de preconceito, violência e bullying, como o uso de piadas e ofensas, formas de violência psicológica que são negativas para a formação e constituição da subjetividade e identidade das crianças. Esses, não devem ser tolerados e, necessitam ser enfrentados por professores, coordenadores e direção, com trabalhos educativos de desconstrução de estigmas. O referido artigo traça caminhos reflexivos para identificar e combater o bullying, a manifestação do preconceito e contribuir na superação do pensamento estereotipado em relação às minorias vítimas do preconceito na escola, além de impactar a formação de educadores que vivenciam essa realidade no dia a dia nas salas de aulas.
Descargas
Citas
ADORNO, Theodor W. et. al. La personalidad autoritaria. Buenos Aires: Proyección, 1965. p. 567-728.
ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
ADORNO, Theodor W. Educação após Auschwitz. In: ADORNO, Theodor. Educação e Emancipação. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
CROCHÍK, José Léon. Formas de violência escolar preconceito e bullying. Movimento: Revista de Educação. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. UFF. Ano 2, número 3. 2015.
CROCHÍK, José Léon. Preconceito, indivíduo e cultura. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.
HORKHEIMER, Max. Preconceito. In: ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Temas básicos de sociologia. São Paulo: Cultrix, 1973. p. 172-183.
HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento: Fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
IANNI, Octávio. Dialética das Relações Raciais. Revista Estudos Avaçados. São Paulo, v. 18, n. 50, 2004.
MAAR, Wolfgang. L. A formação da sociedade pela indústria cultural. In: Revista Educação, Coleção Especial: Biblioteca do Professor, Adorno pensa a Educação. São Paulo: Editora Segmento, ano 2, n. 10, p.26-35, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.