As relações público-privado na educação em tempos de pandemia do COVID-19: um olhar freireano
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.648Keywords:
Educação, Neoliberalismo, COVID-19, Paulo FreireAbstract
O neoliberalismo se constitui como uma ideologia caracterizada por um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que visam estimular o desenvolvimento econômico, sobretudo, sem a intervenção do Estado. No âmbito educacional, esse processo ocorre de modo sutil no qual a escola é compreendida na lógica de mercado. Além disso, a partir de 2019 o cenário mundial foi demarcado pela pandemia do coronavírus (COVID-19) que impactou as esferas econômicas, sociais, políticas e, sobretudo, a educação. Assim, este artigo tem como objetivo identificar e analisar a influência da relação público-privado no contexto educacional pandêmico a partir do viés teórico subsidiado em Paulo Freire. Desse modo, é utilizada como metodologia a pesquisa de revisão sistemática da literatura. Foram analisados 79 artigos sobre a temática sendo que somente 3 passaram pelos critérios de qualidade. Portanto, observou-se que em ambos artigos estava presente as relações público-privadas na educação brasileira balizadas nas desigualdades sociais e mercantilização da educação que se intensificaram com o período pandêmico haja visto que já existiam e estavam à serviço das agendas empresariais.
Downloads
References
ALVES, Thiago et al. Implicações da pandemia da COVID-19 para o financiamento da educação básica. Revista de Administração Pública, v. 54, n. 4, p. 979-993, 2020.
BRASIL, LEI Nº 11.079, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/Lei/L11079.htm. Acesso em 7 mai 2021.
BRIDI, M.A. Relatório técnico-científico da pesquisa: O trabalho remoto/home-office no contexto da pandemia Covid-19: trabalho docente, setores público e privado e questões de gênero- parte II [recurso eletrônico]. BRIDI, Maria Aparecida (coordenadora) et al. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Grupo de Estudos e Sociedade, 2020. 89 pp. Disponível em: https://www.eco.unicamp.br/remir/images/Artigos_2020/RELATRIO_PARTE_II_TTRABALHO_REMOTO_COMPLETO_-_CANVA_1_compressed_1_compressed.pdf. Acesso em 07 mai 2021.
CETIC, Pesquisa web sobre o uso da Internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus: Painel TIC COVID-19 [livro eletrônico]. [editor] Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. -- 1. ed. -- São Paulo : Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2021. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20210426095323/painel_tic_covid19_livro_eletronico.pdf. Acesso em 06 mai 2021.
CRUZ, L. R. & VENTURINI, J. R. Neoliberalismo e crise: o avanço silencioso do capitalismo de vigilância na educação brasileira durante a pandemia da Covid-19. Revista Brasileira de Informática na Educação - RBIE, vol.28,pp.1061-1085, 2020.
FILHO,Flávio Henrique Chaves;SUN, Hinan Tsai; SILVA,Elaine Cristina Santos da;CAMPOS, Luciana Maria Lunardi .DISCURSO SEDUTOR SOBRE O ENSINO REMOTO E PROFESSORES E PROFESSORAS DE CIÊNCIAS NATURAIS: ADESÃO OU RESISTÊNCIA?Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 12, n. 3, p. 503-522, dez. 2020.
FREIRE,Paulo. Alfabetização de adultos e conscientização. In: FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. RJ: Paz e Terra, 1979. p.61-79.
FREIRE,Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
FREIRE, Ana M. A. Notas explicativas. In: FREIRE, Paulo (Org.). Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 21. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014a. p. 273-333.
GONÇALVES, Aline Bueno. Desigualdade na prática: materialismo nas escolas em tempos de pandemia.Pacha. Revista de Estudios Contemporáneos del Sur Global. nº 1. vol 2, pp 85-96,2020.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Boitempo Editorial, 2019.
LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval. Marxismo e educação: debates contemporâneos. Campinas: Autores Associados, p. 1362, 2005.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Sobre a doença. s.d documento eletrônico. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca. Acesso em 06 mai 2021.
NEGAMINE, Lucas Civile. Como funcionam as Parcerias Público-Privadas? 2017. Disponível em: https://www.politize.com.br/parcerias-publico-privadas-o-que-sao/. Acesso em 07 mai 2021.
OLIVEIRA, Adriana Cristina de; LUCAS, Thabata Coaglio; IQUIAPAZA, Robert Aldo. O que a pandemia da covid-19 tem nos ensinado sobre adoção de medidas de precaução? Texto & Contexto-Enfermagem, v. 29, 2020.
OLIVEIRA, Romualdo Portela de; ARAUJO, Gilda Cardoso de. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 28, p. 5-23, Abr.2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n28/a02n28.pdf. Acesso em 07 abri 2021.
PERONI, Vera Maria Vidal. A gestão democrática da educação em tempos de parceria entre o público e o privado. Pro-Posições, Campinas, v. 23, n. 2 (68), p. 19-31, maio/ago. 2012.
PERONI, V. M. V.; LIMA, P. V. DE. Políticas conservadoras e gerencialismo. Práxis Educativa, v. 15, p. 1-20, 29 jun. 2020.
PUELLO-SOCARRÁS, J.F. Nueva gramática del Neoliberalismo. Itinerarios teoricos, trayectorias intelectuales, claves ideologicas. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia,Facultad de Derecho, Ciencias Políticas y Sociales, 2008.
SAITO, L. M.; ACRI, M. C. Ensino em tempos de pandemia: um novo cenário, com (não tão) novas necessidades. Devir Educação, [S. l.], p. 141–160, 2021. DOI: 10.30905/rde.v0i0.403. Disponível em: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/403. Acesso em: 7 fev. 2023.
SANTOS, Kassia Keyla Silva dos. O futuro das profissões e as competências indispensáveis. Orientador: Romilson Rangel Aiache. 2020. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José ( 2ª Ed.). Dicionário Paulo Freire. Autêntica, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Devir Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.