Ensino em tempos de pandemia:um novo cenário, com (não tão) novas necessidades

Autores

  • Leila Miyuki Saito Universidade Estadual de Londrina - UEL https://orcid.org/0000-0003-0594-6906
  • Marcelo Cristiano Acri Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.403

Palavras-chave:

Ensino remoto emergencial, Formação de professores, Letramento digital, Letramento em avaliação, Metodologias ativas

Resumo

A pandemia do Covid-19 ocasionou diversas mudanças no cenário educacional: a suspensão das aulas presenciais e a adoção do ensino remoto emergencial puseram à prova a capacidade de adaptação ao novo contexto e trouxeram à tona discussões importantes acerca da formação (inicial e continuada) de professores. A título de ilustração, a pesquisa “Educação escolar em tempos de pandemia” (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS, 2020) mostra que o letramento digital e o letramento em avaliação constituem conhecimentos que já se faziam imprescindíveis mesmo em tempos de ensino presencial, e que poderiam ter auxiliado amenizando a transição para o ensino remoto emergencial. Nesse sentido, este artigo visa a estabelecer diálogo entre os pressupostos do letramento digital (DUDENEY et al., 2016; HEALEY et al., 2008) e do letramento em avaliação (QUEVEDO-CAMARGO; SCARAMUCCI, 2018; STIGGINS, 1991) combinados às metodologias ativas (BACICH, 2017; DIEHL, 2020; MITRE et al., 2008; RESER; ROCHA; SILVA, 2018) no atendimento às demandas geradas no contexto de ensino remoto durante e pós-pandemia.

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Biografia do Autor

Leila Miyuki Saito, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduada em Letras - Português e Inglês com suas respectivas literaturas, pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Norte do Paraná (2009). Especialista em Recursos Humanos, pelo Centro Universitário Filadélfia (2011). Mestra pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas - MEPLEM, pela Universidade Estadual de Londrina (2018). Doutoranda em Estudos da Linguagem, pela Universidade Estadual de Londrina (previsão de conclusão em 2024). Atua na área educacional desde 2004. Experiência em ensino de inglês e coordenação pedagógica em institutos de línguas. Atualmente, exerce cargo Técnico-Administrativo em Educação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 

Marcelo Cristiano Acri, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Aluno do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, em nível de Doutorado, pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (PR) (início em 2020), mestre em Estudos da Linguagem (2013) e graduado em Letras (1999), pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Participante do grupo de pesquisas LEDINT - "Letramento Digital nas aulas de Língua Portuguesa: práticas e concepções em pesquisas de intervenção", como colaborador, e dos projetos de pesquisa PRALE - "Dimensões da Prática como Componente Curricular das Licenciaturas Paranaenses em Letras" - e TDIC-ENALP - "Tecnologias Digitais no Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa", também como colaborador. Profissionalmente, professor de Língua Portuguesa, pela Secretaria de Educação do Paraná, desde 2000. Atuante em Rolândia, no Colégio Estadual Professor Francisco Villanueva.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-09-18

Como Citar

Saito, L. M., & Acri, M. C. (2021). Ensino em tempos de pandemia:um novo cenário, com (não tão) novas necessidades. Devir Educação, 141–160. https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.403