As práticas de letramento matemático digital e o papel mediador das tecnologias digitais: uma experiência com o software superlog na educação básica

Authors

  • Francislaine Ávila de Souza Universidade Federal de Lavras https://orcid.org/0000-0002-6148-3048
  • José Antônio Araújo Andrade Universidade Federal de Lavras
  • Francine de Paulo Martins Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.232

Keywords:

Educação Matemática, Letramento Matemático, Educação Básica

Abstract

The article in question refers to an excerpt from a research developed within the scope of the Professional Master's in Education, whose objective was to analyze the potential of the computational environment Logo in digital mathematical literacy practices in the development of algebraic thinking. The data were generated from tasks developed with students in the fifth year of elementary school at a public school in the interior of Minas Gerais. For theoretical foundation, authors who discuss digital technologies and mathematical literacy and digital literacy with a focus on Soares (2002), Ribeiro and Coscarelli (2017), Street (2004), Borba (2001) and Mendes (2007) were used as theoretical input. As a result, it was obtained the understanding that the use of digital technologies enhances the teaching and learning process, since the student is placed in front of their social reality, as currently digital technology is part of the history and cultural context of the students. subjects, and this use of digital technology, and other media, and the intentionality in which the situation triggering the learning was elaborated allowed the daily knowledge, mathematical knowledge and digital knowledge they already had to be mobilized and added to those that they acquire during the task, reaching the learning objectives.

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Author Biographies

José Antônio Araújo Andrade, Universidade Federal de Lavras

Atua como docente e pesquisador permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática e em Educação Científica e Ambiental, ambos na Universidade Federal de Lavras (UFLA). É líder do grupo de pesquisa Práticas Pedagógicas orientadas pela Teoria Histórico-Cultural (PPTHC - DGP/CNPq). Atuou como docente permanente do Mestrado Nacional em Ensino de Física (UFLA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFLA. Atuou como diretor de apoio e desenvolvimento pedagógico (2012-2016) e como diretor de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (2016-2017), ambos na Pró-Reitoria de Graduação da UFLA e foi membro e presidente da Comissão Própria de Avaliação da UFLA (2012-2014). Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade São Francisco (2000), Mestrado em Educação pela Universidade São Francisco (2004) e Doutorado em Educação na Universidade Federal de São Carlos (2012). Tem experiência na área de Matemática e Educação Matemática, com ênfase no ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Histórico-Cultural da Atividade; Modelagem na Educação Matemática, História das Ciências, Educação Matemática Mediada por Tecnologias Digitais e Formação de Professores.

Francine de Paulo Martins , Universidade Federal de Lavras

Doutora e Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP (2009). Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Mogi das Cruzes (2003). Especialista em Capacitação Docente em Música Brasileira, com ênfase na formação de Professores pela Universidade Anhembi Morumbi (2005). Atualmente é Professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na Educação Superior tendo atuado como coordenadora dos Cursos de Pedagogia e Letras da Faculdade Unida de Suzano - UNISUZ e como docente do Curso de Pedagogia da Universidade de Mogi das Cruzes - UMC e da Faculdade Unida de Suzano - UNISUZ; e como coordenadora do Setor de extensão e Assuntos Comunitários da UMC. Atuou, ainda, como docente efetiva da rede Municipal de Ensino de Mogi das Cruzes e da rede particular. Tem experiência formação e pesquisa na área de Educação, atuando principalmente nas seguintes áreas: Formação de Professores; Didática; prática docente na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, Musicalização e arte-educação. É Líder do grupo de Pesquisa sobre Formação docente e práticas pedagógicas - FORPEDI CNPq/UFLA; e do Laboratório de Didática LabFor/UFLA; é coordenadora da Brinquedoteca do Curso de Pedagogia da UFLA; e Vice-Diretora de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino - DADE/UFLA.

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Published

2020-08-12

How to Cite

Souza, F. Ávila de, Araújo Andrade, J. A. ., & de Paulo Martins , F. . (2020). As práticas de letramento matemático digital e o papel mediador das tecnologias digitais: uma experiência com o software superlog na educação básica. Devir Educação, 155–178. https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.232