Proposta para ensinar conceitos de campo elétrico e magnético para estudantes cegos e/ou baixa visão
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.800Palavras-chave:
Tecnologias assistivas, Física, Educação inclusiva, Ensino MédioResumo
A discussão sobre eletricidade, magnetismo e a relação entre eles é fundamental para compreender o desenvolvimento da ciência e tecnologia, bem como é a base para o funcionamento de algumas máquinas e situações do cotidiano. Entretanto, pesquisas indicam que estudantes dominam pouco esse assunto. Considerando essa perspectiva, este artigo propõe modelos pedagógicos para a construção de conceitos de campo elétrico e magnético com estudantes cegos e/ou com baixa visão, utilizando tecnologia assistiva. O material discute as possibilidades das intervenções feitas em sala de aula e poderá ser desenvolvida em turmas do 3º ano do Ensino Médio ou em turmas de áreas especificas da Física. A articulação entre atividades experimentais e práticas investigativas permitirá pensar em diferentes possibilidades de atividades, portanto, favorável à criação em aula de um contexto propício para investigar e construir conceitos de campo elétrico e magnético, em sala de aula.
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