Proposta para ensinar conceitos de campo elétrico e magnético para estudantes cegos e/ou baixa visão

Autores

  • Rodrigo Pinheiro Teles Vaz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
  • Sebastião Rodrigues-Moura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.800

Palavras-chave:

Tecnologias assistivas, Física, Educação inclusiva, Ensino Médio

Resumo

A discussão sobre eletricidade, magnetismo e a relação entre eles é fundamental para compreender o desenvolvimento da ciência e tecnologia, bem como é a base para o funcionamento de algumas máquinas e situações do cotidiano. Entretanto, pesquisas indicam que estudantes dominam pouco esse assunto. Considerando essa perspectiva, este artigo propõe modelos pedagógicos para a construção de conceitos de campo elétrico e magnético com estudantes cegos e/ou com baixa visão, utilizando tecnologia assistiva. O material discute as possibilidades das intervenções feitas em sala de aula e poderá ser desenvolvida em turmas do 3º ano do Ensino Médio ou em turmas de áreas especificas da Física. A articulação entre atividades experimentais e práticas investigativas permitirá pensar em diferentes possibilidades de atividades, portanto, favorável à criação em aula de um contexto propício para investigar e construir conceitos de campo elétrico e magnético, em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Pinheiro Teles Vaz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Possui graduação em FÍSICA LICENCIATURA pela Universidade Federal do Pará (2013) e mestrado em Docência em Educação em Ciências e Matemática pela UFPA. Foi professor substituto no campus de Abaetetuba de outubro de 2016 a outubro de 2018. Atuo principalmente nos seguintes temas: ensino de física, história da ciência, física geral, divulgação cie, formação professores de física, história da ciência e física da água.

Sebastião Rodrigues-Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Doutor em Educação em Ciências (REAMEC-UFMT/UFPA/UEA). Mestre em Docência em Educação em Ciências (UFPA). Especialista em Docência Universitária com ênfase em Educação (UEPA). Licenciado em Pedagogia (UNAMA) e em Ciências Naturais - Física (UEPA). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Tem experiência em Educação em Ciências, atuando nos seguintes temas: Ensino de Física, Educação CTS, Alfabetização Científica e Tecnológica, Fundamentos e Metodologias para o Ensino de Ciências, Pesquisa Narrativa, Análise Textual Discursiva e Formação de Professores.

Referências

BRASIL. Decreto nº 6.991, de 27 de outubro de 2009. Institui o Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentros.BR, no âmbito da política de inclusão digital do Governo Federal, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 28 out. 2009. Disponível em: < http://dev.inclusaodigital.gov.br/wpcontent/uploads/2012/07/decreto_6991_27-10-20092.pdf>. Acesso em: 26 jun. 2023.

BRASIL. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. 4 ed. Brasília: Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2011. 100 p.

CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula. Cengage Learning: São Paulo, 2013.

GIL-PÉREZ, Daniel. Contribución de la historia y de la filosofía de las ciencias al desarrollo de un modelo de enseñanza/aprendizaje como investigación. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, v. 11, n. 2, p. 197-212 1993.

GIL-PÉREZ, Daniel; VALDÉS-CASTRO, Pablo. La orientación de las práticas de laboratorio como investigación: um ejemplo ilustrativo. Enseñaza de las Ciencias, v. 14, n. 2, p. 155-163, 1996.

HODSON, Derek. Experimentos na ciência e no ensino de ciências. Tradução de: Paulo Porto. Educational Philosophy and Theory, v. 20, n. 2, p. 53-66, 1988.

MORTIMER, Eduardo F.; SCOTT, Phil. Atividade Discursiva em sala de aula de ciências: uma ferramenta sociocultutal para analisar e planejar o ensino. Investigação em Ensino de Ciências, v. 7, n. 3, p. 283-306, 2002.

RODRIGUES, Patrícia Rocha; ALVES, Lynn Rosalina Gama. Tecnologia assistiva – uma revisão do tema. HOLOS, v. 6, p. 170-180, 2014.

TACCA, Maria Carmen Villela Rosa. Aprendizagem e trabalho pedagógico. 3. ed. Campinas: Alínea Editora, 3ª edição, 2014.

TACCA, Maria Carmen Villela Rosa; REY, Fernando Luis González. Produção de Sentido Subjetivo: as singularidades dos alunos no processo de aprender. Psicologia em ciência, v. 28, n. 1, p. 138-161, 2008.

VYGOSTSKY, Lev S. Tomo cinco: fundamentos de defectologia. Havana: Editorial Pueblo y Educación, 1989.

Downloads

Publicado

2024-01-12

Como Citar

Vaz, R. P. T., & Rodrigues-Moura, S. (2024). Proposta para ensinar conceitos de campo elétrico e magnético para estudantes cegos e/ou baixa visão. Devir Educação, 8(1), e–800. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.800

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)