Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.231Palavras-chave:
Aprendizagem, Tecnologia Educacional, Educação a Distância, Ensino Superior, Pesquisa BibliográficaResumo
O artigo apresenta estudo de natureza teórica com base em revisão da literatura que objetivou reunir fatores preditivos para a permanência ou a evasão de estudantes matriculados em cursos de graduação a distância. A identificação de tais preditores contribui para que, a partir dos fatores que geram evasão e/ou que favorecem a permanência dos estudantes nos cursos, seja possível planejar ações para aumentar o índice de sucesso na conclusão dos cursos. Os resultados apontaram que mesmo conhecendo os preditores estes não são totalmente eficazes para responder previamente à permanência ou evasão do estudante, mas podem oferecer indicadores para que seja feito um acompanhamento constante destes estudantes. Assim, verificou-se que é relevante conhecer os estudantes, suas características e suas motivações, o ambiente que o cerca e oferecer metodologias de aprendizagem que favoreçam seus estilos de aprender.
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