Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura

  • Ludmila de Oliveira Amaral Ferreira Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Luanna Cristina de Souza Paternoster Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Ronei Ximenes Martins UFLA
  • Estela Aparecida Oliveira Vieira UFLA - Universidade Federal de Lavras
Palavras-chave: Aprendizagem, Tecnologia Educacional, Educação a Distância, Ensino Superior, Pesquisa Bibliográfica

Resumo

O artigo apresenta estudo de natureza teórica com base em revisão da literatura que objetivou reunir fatores preditivos para a permanência ou a evasão de estudantes matriculados em cursos de graduação a distância. A identificação de tais preditores contribui para que, a partir dos fatores que geram evasão e/ou que favorecem a permanência dos estudantes nos cursos, seja possível planejar ações para aumentar o índice de sucesso na conclusão dos cursos. Os resultados apontaram que mesmo conhecendo os preditores estes não são totalmente eficazes para responder previamente à permanência ou evasão do estudante, mas podem oferecer indicadores para que seja feito um acompanhamento constante destes estudantes. Assim, verificou-se que é  relevante conhecer os estudantes, suas características e suas motivações, o ambiente que o cerca e oferecer metodologias de aprendizagem que favoreçam seus estilos de aprender.

Biografia do Autor

Ludmila de Oliveira Amaral Ferreira, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação da Ufla, Lavras, MG, Brasil.

Luanna Cristina de Souza Paternoster, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufla, Lavras, MG, Brasil.

Ronei Ximenes Martins, UFLA

Doutor, Ufla, Lavras, Mg, Brasil. 

Estela Aparecida Oliveira Vieira, UFLA - Universidade Federal de Lavras

Pós-Doutoranda, Ufla, Lavras, Mg, Brasil.

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Publicado
2020-08-12