A capoeira como processo educativo para o restabelecimento da Erfahrung (Experiência)
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.987Palavras-chave:
Capoeira, Walter Benjamin, Educação crítica, Experiência, Educação popularResumo
O artigo explora a Capoeira como uma prática cultural que resiste à crise da experiência descrita por Walter Benjamin, ao restaurar formas tradicionais de transmissão de saberes e vivências coletivas. Com base nas teorias de Benjamin, Paulo Freire, na Escola de Frankfurt, e revisão bibliográfica com Análise de Discurso, argumenta-se que a Capoeira pode ser considerada uma Erfahrung (experiência). A prática valoriza a oralidade, a intergeracionalidade e a experiência corporal, promovendo uma educação crítica e libertadora. Além disso, a Capoeira é analisada como um instrumento de resistência ao controle autoritário sobre o corpo, característica de regimes fascistas, desafiando o apagamento da memória cultural afro-brasileira.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
ALBUQUERQUE, C. V. F. "Tá na Água de Beber": Culto aos Ancestrais na Capoeira. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociologia). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/6395/1/2012-DIS-CVFALBUQUERQUE.pdf. Acesso em: 9 ago. 2024.
ALMEIDA, Bira. Capoeira: A Brazilian Art Form and Fighting Style. North Atlantic Books, 2015.
ASSUNÇÃO, Maria Regina. Capoeira: The History of an Afro-Brazilian Martial Art. Routledge, 2005.
BARBOSA, Viviane Malheiro. Capoeira Angola na escola: uma alternativa à formação integral dos estudantes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/77246. Acesso em: 12 abr. 2025.
BATALHA, Ettore Schimid. A Arte Marcial Marginal: a relação entre militares e capoeiristas para a marcialização da capoeira. Áskesis, v. 10, n. 1, p. 288-307, jan./jun. 2021.
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: Ensaios sobre Literatura e História da Cultura. 3 ed. São Paulo: Brasiliense, 1987a. (Obras escolhidas I).
BENJAMIN, Walter. O Narrador: Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e Técnica, Arte e Política: Ensaios sobre Literatura e História da Cultura. 3 ed. São Paulo: Brasiliense, 1987b. p. 92-93.
BENJAMIN, Walter. Pobreza e Experiência. In: Magia e Técnica, Arte e Política: Ensaios sobre Literatura e História da Cultura. 7 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 89-105.
BOSI, Ecléa. Lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
BREDA, Omri Ferradura. A capoeira como prática educativa transformadora. Revista Educação Pública, [S. l.], v. 10, n. 32, 2010. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/10/32/a-capoeira-como-praacutetica-educativa-transformadora. Acesso em: 12 abr. 2025.
BUNK, B.; SOBOTTKA, E. A. Sobre a atualidade política da Teoria Crítica: ciências sociais entre alienação e emancipação. Civitas - Revista de Ciências Sociais, v. 22, p. e42718, 2022.
CASTRO, L. L. de. A importância de narrar a memória do velho oprimido no capitalismo. Psicologia & Sociedade, v. 33, p. e222510, 2021.
CORDEIRO, Albert Alan de Sousa; ARAÚJO, Sônia Maria da Silva. O jogo capoeira: uma pedagogia decolonial?. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 45, p. 137–154, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n45.8401. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8401. Acesso em: 12 abr. 2025.
FONSECA, Mariana Bracks. Iê Aruanda! A Memória de Angola Cantada na Capoeira. 2012. SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA CULTURAL, VII. HISTÓRIA CULTURAL: ESCRITAS, CIRCULAÇÃO, LEITURAS E RECEPÇÕES, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, 10 e 14 de Novembro de 2014. Disponível em: https://gthistoriacultural.com.br/VIIsimposio/Anais/Mariana%20Bracks%20Fonseca.pdf. Acesso em: 23 de agosto de 2024.
FRANCO, Daniel dos Santos; FERRAZ, Débora de Lima Dias Santos. Uberização do trabalho e acumulação capitalista. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 17, n. spe, p. 844–856, nov. 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREITAS, Tatiana Maria Gandelman de. Erfahrung e Erlebnis em Walter Benjamin. Garrafa, Rio de Janeiro, v. 12, n. 36, p. 1–15, jan./jun. 2014. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/garrafa/article/view/7918. Acesso em: 12 abr. 2025.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e Narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 2004.
GOMES, Evelin Silva; ROQUE, Luis Alberto; NAKAMURA, Ulysses Meiwa. Capoeira: de luta marginalizada a patrimônio cultural brasileiro. Revista de Educação Física, São Carlos, v. 24, n. 2, p. 1-15, 2013. Disponível em: https://fug.edu.br/repositorio/2013-2/EdiFisica/CAPOEIRA%20DE%20LUTA%20MARGINALIZADA%20A%20PATRIM%C3%94NIO%20CULTURAL%20BRASILEIRO.pdf Acesso em: 20 out. 2023.
HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
LIMA, Norma Silvia Trindade. Capoeira em diáspora: capturas, insurgências e (re)existências por uma educação decolonial e inclusiva. Perspectiva, Florianópolis, v. 39, n. 4, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/67913. Acesso em: 21 abr. 2025.
LIMA, Francisco Gudiene Gomes de; MAGALHÃES, Suzana Marly da Costa. Modernidade e declínio da experiência em Walter Benjamin. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 32, n. 2, p. 147-155, 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=307325336004 Acesso em: 12 abr. 2025.
LIMA, João Gabriel; BAPTISTA, Luis Antonio. Itinerário do conceito de experiência na obra de Walter Benjamin. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), v. 20, n. 33, p. 449-484, 2015.
MITROVITCH, Christiane. Experiência e formação em Walter Benjamin. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo, 2007. Disponível em:
https://www2.fct.unesp.br/pos/educacao/teses/caroline_mitrovitch.pdf Acesso em 08/04/25.
OLIVEIRA, Cristina Borges de. Sobre lazer, tempo e trabalho na sociedade de consumo. Conexões, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 20–34, 2007. DOI: 10.20396/conex.v2i1.8637908. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637908
Acesso em: 13 abr. 2025.
OLIVEIRA, Rafael José de Menezes. Angola, Regional e Contemporânea: uma cartografia da capoeira no Distrito Federal. Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFRN, v. 1, n. 2, p. 10–21, 2015.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 10 ed. Campinas, SP: Pontes, 2009.
PALMA, Antonio; FELIPE, João Afonso. A experiência da capoeira e a pobreza da educação física: uma reflexão sobre as práticas de atividade física. Movimento, v. 5, n. 10, p. 51–57, 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2459. Acesso em: 9 ago. 2024.
POPÓ, Acelino (Deputado. PRB-BA). Capoeira é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. In: Com a Palavra…, Programas da Rádio Câmara, Câmara dos Deputados, 28/11/2014. Apresentação: Elisabel Ferriche e Sérgio Duarte. Disponível em: https://www.camara.leg.br/radio/programas/446238-capoeira-e-reconhecida-como-patrimonio-cultural-imaterial-da-humanidade/. Acesso em: 23 ago. 2024.
SANTOS, Luiz Silva. Educação Física, capoeira. Maringá: Imprensa Universitária, 1990.
SOUZA, José Cláudio; FERREIRA, Aurino Lima. A Teoria Crítica e os desafios da pesquisa educacional no Brasil. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 3, p. 749–770, jul./set. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/fG4mZdZKxG6WWJZbNT9QchP/
Acesso em: 12 abr. 2025.
VIEIRA, Luiz Paulo; SOARES, Antonio José Gonçalves. Capoeira e Educação: Entre o Jogo, a Luta e a Dança. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 32, n. 2, p. 141-156, 2010.
ZULU, Mestre. Idiopráxis de Capoeira. Brasília: Edição do autor, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Devir Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.