Capoeira as an educational process for the reestablishment of Erfahrung (Experience)

Authors

  • Eric Gabriel de Aguiar Maximiano Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR
  • Luiz Roberto Gomes Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR
  • Caroline Fernanda Soares Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.987

Keywords:

Capoeira, Walter Benjamin, Critical education, Experience, Popular education

Abstract

The article explores Capoeira as a cultural practice that resists the crisis of experience described by Walter Benjamin, by restoring traditional forms of knowledge transmission and collective experiences. Drawing on the theories of Benjamin, Paulo Freire, and the Frankfurt School, and using a Literature Review with Discourse Analysis, it is argued that Capoeira can be considered an Erfahrung experience. The practice values orality, intergenerationality, and bodily experience, promoting a critical and liberating education. Furthermore, Capoeira is analyzed as an instrument of resistance against authoritarian control over the body, a characteristic of fascist regimes, challenging the erasure of Afro-Brazilian cultural memory.

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Author Biographies

Eric Gabriel de Aguiar Maximiano, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com graduação em Pedagogia pela mesma instituição. Atualmente, atua como auxiliar de desenvolvimento infantil na Escola Cooperativa Educativa em São Carlos. Participante dos grupos de pesquisa: "Estado, Política e Formação Humana", "Teoria Crítica e Educação" e o "Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA).

Luiz Roberto Gomes, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Pós-doutor em ciências da educação pela J. W. Goethe Universität em Frankfurt am Main (Alemanha); é doutor em Educação na área de Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; mestre em Educação na área de Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP e licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas. Vice Presidente da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação - SOFIE. Autor de livros, capítulos de livros e artigos publicados no Brasil e no Exterior. É professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFSCar (mestrado e doutorado). É líder do Grupo de pesquisa "Teoria Crítica e formação ético-política" (UFSCar/CNPq); membro pesquisador doutor do grupo de pesquisa "Teoria Crítica e Educação" CNPq e participa, como pesquisador doutor, do Projeto de Pesquisa "O que significa educar hoje?" pelo convênio trilateral (UNICAMP, UPF e Universidade de Tandil na Argentina). Tem experiência em cursos de pós-graduação (Stricto Sensu) e (Lato Sensu), no Ensino Superior, na Educação Básica e em EAD; tendo atuado nas áreas de Filosofia, Educação e Ciências Humanas. Os projetos de pesquisas em andamento versam sobre as seguintes temáticas: "teoria crítica, política e formação", "a reconstrução empírica da aula a partir do referencial teórico-metodológico da Hermenêutica Objetiva" e "Ensino Remoto em tempos de computação ubíqua" (Fapesp/ONU).

Caroline Fernanda Soares, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Psicóloga formada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 2022. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar desde 2023, associada ao Laboratório de Estudos Aplicados à Aprendizagem e Cognição (LEAAC). Pesquisadora na área de burnout e ensino de autocuidados através da ótica analítico-comportamental.

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Published

2025-04-23

How to Cite

Aguiar Maximiano, E. G. de, Gomes, L. R., & Soares, C. F. (2025). Capoeira as an educational process for the reestablishment of Erfahrung (Experience). Devir Educação, 9(1), e–987. https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.987