O registro e a prática pedagógica de professoras da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.969Resumo
A resenha do livro de Ruiz e Vercelli aborda a importância do registro reflexivo na prática pedagógica de professoras da educação infantil que trabalham com crianças de 0 a 3 anos. A obra, estruturada em cinco capítulos, propõe um estudo crítico sobre como esse tipo de documentação pode qualificar a prática educativa, permitindo que os educadores conectem suas emoções às experiências de aprendizagem das crianças, promovendo uma educação mais humana. As autoras fazem um resgaste histórico e argumentam as abordagens educacionais ao decorrer dos anos, contextualizando a vivência no município de São Bernardo do Campo. Fundamentada em experiências, a pesquisa inclui relatos e argumentações das professoras participantes, evidenciando que a prática reflexiva é imprescindível para a evolução da pedagogia infantil e para a construção de um conhecimento coletivo. A resenha conclui que essa obra é uma leitura essencial para educadores, coordenadores e estudantes de pedagogia, disponibilizando diretrizes para uma formação continuada na educação infantil.
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