Contribuições formativas do NELLE para professoras da Educação Básica em Goiás: da formação continuada à práxis

Autores

  • Nay Brúnio Borges Secretaria Municipal de Educação de IPORÁ; Universidade Estadual de Goiás - UEG https://orcid.org/0000-0001-5792-6558
  • Maria Cecília Silva de Amorim Secretaria Municipal de Educação de Luziânia - GO

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.918

Palavras-chave:

Educação básica, Experiências, Formação continuada, Leitura

Resumo

O artigo apresenta reflexões e experiências de professoras da Educação Básica do estado de Goiás a partir da participação em cursos e estudos sobre leitura, leitura literária e sua mediação, promovidos pelo NELLE– Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita. Os encontros síncronos online geraram novas posturas nas práticas pedagógicas no campo da leitura, reverberando nos projetos “Pequeno leitor”, desenvolvido na Educação Infantil em Iporá e “Mergulhando na leitura”, no Ensino Fundamental I em Luziânia. Diante das inquietações sobre leitura, foi realizado ainda um estudo sobre o cantinho da leitura em uma escola de tempo integral de Luziânia. Tais experiências confluem para a produção de outros escritos, cuja divulgação ocorreu em apresentações orais no Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil realizado em Ouro Preto em dezembro de 2023. A oportunidade de formação continuada que o NELLE ofereceu ampliou o conhecimento docente e fortaleceu vínculos, mesmo pela internet. Podemos perceber a capacidade da extensão universitária de agregar pessoas e conhecimentos por meio das manifestações concretas nas salas de aula e unidades escolares afetando diretamente a práxis.

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Biografia do Autor

Nay Brúnio Borges, Secretaria Municipal de Educação de IPORÁ; Universidade Estadual de Goiás - UEG

Pedagoga (UEG), Mestra em Gestão, Educação e Tecnologias (UEG/Luziânia-GO), especialista em: Docência Universitária pela (UEG); Psicopedagogia Clínica e Institucional (FABEC); Educação, Arte e cultura (UEG). Tem experiência na área de Alfabetização, mediação leitora, didática, tecnologias e práticas pedagógicas. Atualmente é professora Efetiva dos anos iniciais no município de Iporá- GO, docente substituta no curso de Pedagogia na Universidade Estadual de Goiás (UEG) Campus Oeste, sede São Luís de Montes Belos no curso de Pedagogia. Pesquisadora do grupo GEFOPI (GRUPO DE ESTUDOS EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INTERDISCIPLINARIDADE)

Maria Cecília Silva de Amorim, Secretaria Municipal de Educação de Luziânia - GO

Pedagoga (UEG),mestra em Artes da Cena (UFG), artista/professora/pesquisadora. Membro do Nelle e do GEFOPI. Graduanda em Letras: português e suas literaturas (UEMG), professora efetiva há 22 anos na Rede Municipal de Educação de Luziânia –GO.

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Publicado

2024-11-21

Como Citar

Brúnio Borges, N., & Silva de Amorim, M. C. . (2024). Contribuições formativas do NELLE para professoras da Educação Básica em Goiás: da formação continuada à práxis. Devir Educação, 8(1), e–918. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.918

Edição

Seção

Dossiê