Contribuições formativas do NELLE para professoras da Educação Básica em Goiás: da formação continuada à práxis
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.918Palavras-chave:
Educação básica, Experiências, Formação continuada, LeituraResumo
O artigo apresenta reflexões e experiências de professoras da Educação Básica do estado de Goiás a partir da participação em cursos e estudos sobre leitura, leitura literária e sua mediação, promovidos pelo NELLE– Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita. Os encontros síncronos online geraram novas posturas nas práticas pedagógicas no campo da leitura, reverberando nos projetos “Pequeno leitor”, desenvolvido na Educação Infantil em Iporá e “Mergulhando na leitura”, no Ensino Fundamental I em Luziânia. Diante das inquietações sobre leitura, foi realizado ainda um estudo sobre o cantinho da leitura em uma escola de tempo integral de Luziânia. Tais experiências confluem para a produção de outros escritos, cuja divulgação ocorreu em apresentações orais no Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil realizado em Ouro Preto em dezembro de 2023. A oportunidade de formação continuada que o NELLE ofereceu ampliou o conhecimento docente e fortaleceu vínculos, mesmo pela internet. Podemos perceber a capacidade da extensão universitária de agregar pessoas e conhecimentos por meio das manifestações concretas nas salas de aula e unidades escolares afetando diretamente a práxis.
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