Alfabetização com pessoas adultas e idosas: uma ação extensionista articulada à formação inicial de professoras/es.

Autores

  • Monica de Avila Todaro Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1101

Palavras-chave:

Alfabetização, Adultos, Idosos, Formação de professores

Resumo

A Universidade pública tem como tripé o ensino, a pesquisa e a extensão. O objetivo geral do artigo é relatar a experiência com a disciplina EJA e com o Programa de Alfabetização e Letramento com Pessoas Idosas (PALPI). A formação inicial de estudantes da licenciatura em Pedagogia prevê a curricularização da extensão. O PALPI, uma ação extensionista articulada à formação inicial de professoras/es, foi criado em 2017 e desde então se constitui a partir da criação de um coletivo que compartilha as ideias de Paulo Freire. No PALPI, são realizados encontros diários com a comunidade externa (adultos e idosos), alfabetizando na perspectiva do letramento. Além disso, mobilizamos conceitualmente estudantes de Pedagogia e de Mestrado em Educação por meio de um grupo de estudos denominado Coletivo Paulo Freire e articulamos a ação extensionista à disciplina “Educação de Jovens e Adultos” que faz parte do currículo do curso de Pedagogia. O PALPI é uma resposta diante das demandas de alfabetização, do envelhecimento populacional e do direito à educação ao longo da vida. As ações extensionistas, criadas coletivamente, são compartilhadas durante a formação inicial, de forma que possamos planejar e refletir sobre práticas pedagógicas realizadas na sala Paulo Freire nos Círculos de Cultura. Isso permite que os estudantes de Pedagogia pratiquem o que aprendem na teoria.

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Biografia do Autor

Monica de Avila Todaro, Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ

Foi bailarina, atriz e coreógrafa. Possui graduação em Pedagogia, mestrado em Gerontologia e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-doutorado pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP). É professora adjunta do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Foi professora visitante (voluntária) da Universidad Austral - Cusco (Peru), de 2018 a 2019. Possui experiência em escolas públicas de educação básica, de 1998 a 2010, como professora, coordenadora pedagógica, diretora de escola e chefe de seção. Pesquisa nas áreas de Educação e Gerontologia, com ênfase nos seguintes temas: Arte (Teatro, Dança e Literatura Infantil); Corpo e corporeidade; Ludicidade; Alfabetização de Idosos (EJA) e Relações intergeracionais (Infâncias e velhices). Pesquisadora e vice-líder do Núcleo de Estudos sobre Corpo, Cultura, Expressão e Linguagens (NECCEL

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Publicado

2025-11-07

Como Citar

de Avila Todaro, M. (2025). Alfabetização com pessoas adultas e idosas: uma ação extensionista articulada à formação inicial de professoras/es. Devir Educação, 9(1), e-1101. https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1101

Edição

Seção

Dossiê