Alfabetização com pessoas adultas e idosas: uma ação extensionista articulada à formação inicial de professoras/es.
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1101Palavras-chave:
Alfabetização, Adultos, Idosos, Formação de professoresResumo
A Universidade pública tem como tripé o ensino, a pesquisa e a extensão. O objetivo geral do artigo é relatar a experiência com a disciplina EJA e com o Programa de Alfabetização e Letramento com Pessoas Idosas (PALPI). A formação inicial de estudantes da licenciatura em Pedagogia prevê a curricularização da extensão. O PALPI, uma ação extensionista articulada à formação inicial de professoras/es, foi criado em 2017 e desde então se constitui a partir da criação de um coletivo que compartilha as ideias de Paulo Freire. No PALPI, são realizados encontros diários com a comunidade externa (adultos e idosos), alfabetizando na perspectiva do letramento. Além disso, mobilizamos conceitualmente estudantes de Pedagogia e de Mestrado em Educação por meio de um grupo de estudos denominado Coletivo Paulo Freire e articulamos a ação extensionista à disciplina “Educação de Jovens e Adultos” que faz parte do currículo do curso de Pedagogia. O PALPI é uma resposta diante das demandas de alfabetização, do envelhecimento populacional e do direito à educação ao longo da vida. As ações extensionistas, criadas coletivamente, são compartilhadas durante a formação inicial, de forma que possamos planejar e refletir sobre práticas pedagógicas realizadas na sala Paulo Freire nos Círculos de Cultura. Isso permite que os estudantes de Pedagogia pratiquem o que aprendem na teoria.
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