A emergência de um pensar complexo em tempos para uma educação complexa

Autores/as

  • Marlene Zwierewicz Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP
  • Beatriz Alves de Oliveira Rede Municipal de Ensino de Caçador -SC
  • Kely Tereza de Moura Docente da escola Municipal Greuza Dal Molin, Realeza, PR

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v5i2.514

Resumen

As emergências para mudanças em todas as dimensões da sociedade ampliaram-se com a pandemia causada pelo Sars-CoV-2. No âmbito educacional, essa condição fortaleceu a necessidade de transitar da abordagem de ensino tradicional a uma perspectiva compatível às demandas contextuais e planetárias, além de atenta às incertezas em relação ao futuro da humanidade. Tendo como condição mobilizadora tal conjuntura, este artigo objetiva discutir a emergência de um pensar complexo em tempos que suscitam uma educação complexa, situando a metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE) como uma das vias para a transição teórico-prática. Referenciando as contribuições de autores como Morin (2011, 2015, 2018, 2019), Nóvoa (2017, 2019), Petraglia (2008, 2013) e Torre e Zwierewicz (2009), teceu-se o presente documento tomando por base uma pesquisa bibliográfica apoiada pela abordagem qualitativa. Entre os resultados, destaca-se a relevância da tríade conceitual ‘complexidade-transdisciplinaridade-ecoformação’ voltada à metamorfose da educação e ao uso da metodologia do PCE com intuito de apoiar esse processo, podendo-se utilizá-la para diferentes finalidades, dentre as quais, a formação inicial e a formação continuada dos docentes.

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Biografía del autor/a

Marlene Zwierewicz, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutora em Educação pela Universidade de Jaén (UJA), Espanha. Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador, Santa Catarina, Brasil)

Beatriz Alves de Oliveira, Rede Municipal de Ensino de Caçador -SC

Mestra em Educação Básica pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Coordenadora da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Caçador.

Kely Tereza de Moura, Docente da escola Municipal Greuza Dal Molin, Realeza, PR

Mestranda do Mestrado Profissional em Básica - Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Docente da escola Municipal Greuza Dal Molin, Realeza, Paraná.

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Publicado

2021-11-26

Cómo citar

Zwierewicz, M., Alves de Oliveira, B. ., & Tereza de Moura, K. . (2021). A emergência de um pensar complexo em tempos para uma educação complexa. Devir Educação, 5(2), 9–30. https://doi.org/10.30905/rde.v5i2.514