Desafios e possibilidades da formação docente em pesquisas com intervenção no mestrado profissional

Autores

  • Marlene Zwierewicz Universidade Alto Vale do Rio do Peixe-UNIARP
  • Alessandra Garcia Zanol Rede Estadual de Ensino do Paraná
  • Marli Horn Rede Municipal de Ensino de União da Vitória - Paraná

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.319

Palavras-chave:

Formação docente;, transdisciplinaridade, ecoformação

Resumo

Este ano de 2020 representa um desafio para a humanidade e evidencia a emergência de mudanças paradigmáticas nos diferentes segmentos da sociedade. Considerando que os sistemas educacionais se veem profundamente afetados pela pandemia provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, este artigo tem como situação mobilizadora a necessidade de transformações na prática pedagógica. Seu objetivo é apresentar duas propostas formativas vinculadas a pesquisas do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe. Na primeira, pretende-se apresentar como produto educacional uma proposta estruturada com base no que já vem sendo realizado no Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas, mas adaptado à realidade de docentes de uma escola de Pato Branco, Paraná, bem como aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); na segunda, o produto pretende ser constituído pela proposta original aplicada, mas com adaptação à realidade de docentes de União da Vitória, Paraná. Enquanto a primeira caracteriza uma pesquisa participante, a segunda caracteriza uma pesquisa-ação, ambas priorizam a abordagem qualitativa. Na tessitura do texto são consideradas contribuições de autores como Gatti (2014, 2017), Imbernón (2016), Nicolescu (2014) e Nóvoa (2017). Por estarem as pesquisas em processo, seus resultados ainda não são passíveis de apresentação. Contudo, a versão preliminar do produto derivado da primeira pesquisa denota a interdependência entre a formação e os contextos local e global; já a intervenção da segunda pesquisa indica que os docentes que participam de seus encontros formativos têm buscado implementar nas escolas em que atuam iniciativas comprometidas com a transformação da prática pedagógica, elaboradas colaborativamente durante a própria formação.

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Biografia do Autor

Marlene Zwierewicz, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe-UNIARP

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2013) e Doutora em Educação pela Universidade de Jaén - UJA - Espanha (2012), Mestre em Educação pela Universidade do Contestado - UnC (2002), Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (1990). Coordenadora, professora e pesquisadora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica e Coordenadora do Curso de Pedagogia a Distância da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade - GCET. Coordenadora - com Saturnino de la Torre - da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC. Responsável com Saturnino de la Torre (Universidade de Barcelona - UB) pela criação da metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores - PCE. Em 2019, recebeu na Espanha, o prêmio Docente Ecoformadora Creativa pelo compromisso com uma educação transformadora. Editora no Brasil da Revista Electrónica de Investigación y Docencia - REID, com sede na Espanha. Atuou como Reitora Interina do (07-12/2012) e Pró-Reitora de Ensino de Graduação (2010-2012) e (2015-2016) no UNIBAVE. Tem experiência na área de educação, com ênfase na formação docente e metodologias inovadoras. Suas pesquisas, produção técnica e tecnológica estão focadas na formação docente, planejamento educacional e metodologias transdisciplinares e ecoformadoras.

Alessandra Garcia Zanol, Rede Estadual de Ensino do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5102-557X. Contato: aleszanol@yahoo.com.br

Marli Horn, Rede Municipal de Ensino de União da Vitória - Paraná

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0737-8749. Contato: hornmarly@hotmail.com

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Publicado

2020-11-29

Como Citar

Zwierewicz, M., Zanol, A. G. ., & Horn, M. (2020). Desafios e possibilidades da formação docente em pesquisas com intervenção no mestrado profissional. Devir Educação, 4(2), 232–250. https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.319

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