Dossier conmemorativo del 10º aniversario del Centro de Estudios de Lenguas, Lectura y Escritura - NELLE

Autores/as

  • Ilsa do Carmo Vieira Goulart Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Giovanna Rodrigues Cabral Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.1005

Resumen

.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Estágio Pós-doutoral em Educação pela Universidade de Barcelona. Mestra e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas Professora do Departamento de Gestão Educacional, teorias e práticas de ensino e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e escrita (NELLE-UFLA).

Giovanna Rodrigues Cabral, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Professora do Departamento de Gestão Educacional, teorias e práticas de ensino e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras. Coordenadora Adjunta do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e escrita (NELLE-UFLA).

Citas

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto/Secretaria de Educação do Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa. MEC; SEEF: Brasília, 1997. Vol. 1 e 2.

CABRAL, G. R.; GOULART, I. C. V.; NAVES, L. M. Apresentação do Dossiê Alfabetização e Formação de Professores: limites e perspectivas. Devir Educação, Lavras, v. 6, n.1, e–592, 2022. Disponível em: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/592 Acesso em: 7 out. 2024.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOULART, I. C. V. Linguagem, dialogicidade e docência: o processo de formação em atos. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 16, n. 49, p. 705-726, jul./set. 2016. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/4969 . Acesso em: 8 ago. 2024.

GOULART, I. C. V. Apresentação – Literatura Infantil Digital: entre práticas de leitura e narrativas digitais. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, São Paulo, v.37, n.75, p.13-18, 2019. Disponível em: https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/743 Acesso em: 07 ago. 2024.

GOULART, I. C. V.; CABRAL, G. R.; ARAÚJO, M. D. Apresentação do dossiê multimodalidade e contextos formativos de professores alfabetizadores. Revista Brasileira De Alfabetização, Vitória,13, p.1-3, 2020. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/460 Acesso em: 7 out. 2024.

GOULART, I. do C. V.; CABRAL, G. R. Apresentação do Dossiê Formação de Professores Alfabetizadores: políticas, saberes e práticas. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e6313002, 2023. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6313 Acesso em: 7 de ago. 2024.

GOULART, I. C. V. Leitura, leitura literária e ensino: representações discursivas da década de 1980. Lavras: Editora Ufla, 2023.

GOULEMOT, Jean Marie. “Da leitura como produção de sentidos”. In: CHARTIER, Roger (Org.). Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2001. p. 107 -116.

QUINTANA, M. A Cor do Invisível. São Paulo: editora Globo,1989.

PESSOA, F. Poesia Completa de Alberto Caeiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

ROCHA, J. G.; GOULART, I. C. V. Paralfaletrar o Brasil, Alfalendo a Palavramundo: práticas de leitura e escrita na alfabetização. Revista Linha Mestra, Campinas, Linha Mestra, v. 17, n. 50, p. 06-13, maio/ago. 2023. Disponível em: https://www.lm.alb.org.br/index.php/lm/issue/view/37/showToc Acesso em: 22 ago. 2024.

Publicado

2024-11-21

Cómo citar

Goulart, I. do C. V., & Cabral, G. R. . (2024). Dossier conmemorativo del 10º aniversario del Centro de Estudios de Lenguas, Lectura y Escritura - NELLE. Devir Educação, 8(1), e–1005. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.1005

Artículos más leídos del mismo autor/a