O registro e a prática pedagógica de professoras da educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.969

Resumo

A resenha do livro de Ruiz e Vercelli aborda a importância do registro reflexivo na prática pedagógica de professoras da educação infantil que trabalham com crianças de 0 a 3 anos. A obra, estruturada em cinco capítulos, propõe um estudo crítico sobre como esse tipo de documentação pode qualificar a prática educativa, permitindo que os educadores conectem suas emoções às experiências de aprendizagem das crianças, promovendo uma educação mais humana. As autoras fazem um resgaste histórico e argumentam as abordagens educacionais ao decorrer dos anos, contextualizando a vivência no município de São Bernardo do Campo. Fundamentada em experiências, a pesquisa inclui relatos e argumentações das professoras participantes, evidenciando que a prática reflexiva é imprescindível para a evolução da pedagogia infantil e para a construção de um conhecimento coletivo. A resenha conclui que essa obra é uma leitura essencial para educadores, coordenadores e estudantes de pedagogia, disponibilizando diretrizes para uma formação continuada na educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Júlia de Brito Melo, Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista

Mestranda no Curso de Pós-Graduação em nível de Mestrado Acadêmico em Ensino (PPGEn) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB ( 2024-2025) . Possui especialização em Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão e Orientação Escolar (2009) na UNINTER. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2007). Trabalha na área educacional desde 1998. Atuou como professora regente (1998 à 2006). Lecionou na educação do campo em turmas multisseriadas, e na educação de jovens e adultos.

Downloads

Publicado

2025-04-25

Como Citar

de Brito Melo, M. J. (2025). O registro e a prática pedagógica de professoras da educação infantil. Devir Educação, 9(1), e–969. https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.969

Edição

Seção

Resenhas