Situações de uso da linguagem no ensino remoto de língua portuguesa em contexto pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.479Palavras-chave:
Ensino Remoto; Tecnologias digitais; Interação verbal; Língua Portuguesa.Resumo
A pandemia mundial da COVID-19 modificou as relações sociais, impondo o distanciamento social e fazendo com que as aulas passassem a acontecer remotamente. Isso levou as instituições educativas a uma busca constante por aprimoramento ou alfabetização digital referente à fluência tecnológica e pedagógica, para conseguirem dar seguimento às rotinas de estudos, de ensino e de aprendizagem. Assim, objetiva-se refletir sobre situações de uso da linguagem no processo de ensino da Língua Portuguesa no contexto pandêmico em escolas públicas por meio de ambientes virtuais, tendo em vista as exigências de novos posicionamentos e estratégias pedagógicas para assegurar o processo de ensino e aprendizagem de forma remota. O estudo classifica-se como descritivo e explicativo e se ampara nas perspectivas teóricas de estudiosos da linguagem como Bakhtin (2003), Ilari (2001), Fairclough (2006), Freitas (1994; 2010), Isaía (1988), Santos (2015) e Vieira e Silvestre (2015). Espera-se que este trabalho contribua para uma reflexão acerca do ensino de Língua portuguesa nestes novos tempos, haja vista que, além do conhecimento básico tecnológico, é exigido dos professores e alunos novas competências e habilidades para uso da linguagem para estabelecerem comunicação.
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Referências
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