Situações de uso da linguagem no ensino remoto de língua portuguesa em contexto pandêmico

Autores

  • Edmilson Francisco Universidade Federal de Lavras
  • Ilsa do Carmo Vieira Goulart Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.479

Palavras-chave:

Ensino Remoto; Tecnologias digitais; Interação verbal; Língua Portuguesa.

Resumo

A pandemia mundial da COVID-19 modificou as relações sociais, impondo o distanciamento social e fazendo com que as aulas passassem a acontecer remotamente. Isso levou as instituições educativas a uma busca constante por aprimoramento ou alfabetização digital referente à fluência tecnológica e pedagógica, para conseguirem dar seguimento às rotinas de estudos, de ensino e de aprendizagem. Assim, objetiva-se refletir sobre situações de uso da linguagem no processo de ensino da Língua Portuguesa no contexto pandêmico em escolas públicas por meio de ambientes virtuais, tendo em vista as exigências de novos posicionamentos e estratégias pedagógicas para assegurar o processo de ensino e aprendizagem de forma remota. O estudo classifica-se como descritivo e explicativo e se ampara nas perspectivas teóricas de estudiosos da linguagem como Bakhtin (2003), Ilari (2001), Fairclough (2006), Freitas (1994; 2010), Isaía (1988), Santos (2015) e Vieira e Silvestre (2015). Espera-se que este trabalho contribua para uma reflexão acerca do ensino de Língua portuguesa nestes novos tempos, haja vista que, além do conhecimento básico tecnológico, é exigido dos professores e alunos novas competências e habilidades para uso da linguagem para estabelecerem comunicação.

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Biografia do Autor

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Estágio Pós-Doutoral na Universidad Autónoma de Barcelona, sob a supervisão da Profa. Dra. Ana Mária Margallo, GRETEL (Grupo de Investigación de literatura infantil y juvenil y educación literaria de la Universitat Autònoma de Barcelona). Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2013). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2009), na Área: Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. Especialista em Psicopedagogia pela UCB (2005). Graduada em Letras, pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (1997). Professora Ajunto A, classe A, do Departamento e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: história da literatura didática brasileira, cultura material escolar, leitura, livro, leitor, alfabetização e práticas de leitura. Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita (NELLE) e do Grupo de Pesquisa Linguagem, Leitura e Cultura Escrita, da Universidade Federal de Lavras. Atuou como Coordenadora do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Lavras (2014-2018). Atuou como coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação (2018-2020). Atuou no Conselho Editorial da Revista Devir Educação, da Universidade Federal de Lavras (2016-2019). Membro do Conselho Editorial da Editora UFLA. Membro do Comitê de Ética de Pesquisa com Seres Humanos COEP, da Universidade Federal de Lavras. Membro da Associação de Leitura do Brasil (ALB), desde 2008, da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf), desde 2014. Membro da Rede de Pesquisadores sobre Leitura Literária, Arte Narrativa e Contação de Histórias.

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Publicado

2021-09-18

Como Citar

Francisco, E., & do Carmo Vieira Goulart, I. (2021). Situações de uso da linguagem no ensino remoto de língua portuguesa em contexto pandêmico. Devir Educação, 450–474. https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.479