Metamorfose ambulante: entre o sujeito que pensa (pesquisador) e seu objeto de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.912Palavras-chave:
Metodologia de pesquisa, Educação, LeituraResumo
Alguns pesquisadores na área da educação se tornaram, nas últimas décadas, referências bibliográficas no campo da metodologia de pesquisa em cursos de graduação e de pós-graduação, em Educação, no nosso país. Suas obras estiveram disponíveis na forma impressa e mais recentemente em e-books para várias gerações de estudantes e pesquisadores. Mais recentemente, outros livros sobre metodologia de ensino emergiram com o intuito de discutir (sob ponto de vista da metodologia) a produção acadêmica na área da educação e divulgar os princípios e caminhos investigativos que vêm orientando os trabalhos de determinados grupos de pesquisa. Este texto pretende trazer alguns conceitos e modos de operar metodologicamente, além de algumas trajetórias de pesquisa que se constituíram como (olhares e sensibilidades) norteadores dos estudos que vêm sendo compartilhados no Grupo de Pesquisa “Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente e Formação Inicial” (ALLE/AULA), da Faculdade de Educação, Unicamp.
Downloads
Referências
BOGDAN, Robert E BIKLEN Sarj. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora. Portugal. 1994.
CERTEAU, Michel. A escrita da história. Trad. Maria de Lourdes Menezes, 2ª.edição. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2002.
CERTEAU, Michel. A Invenção do Cotidiano. Trad. Ephraim Ferreira Alves – Petrópolis, RJ: Vozes, 1994
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. 2. edição. Lisboa: DIFEL, 2002.
COSTA, Marisa. (org.) Caminhos Investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. Porto Alegre, RS, DP&A Editora, 2002
COSTA, Marisa Vorraber (org.). Caminhos Investigativos II: Riscos e Possibilidades de Pesquisar nas Fronteiras. Porto Alegre, RS, DP&A Editora, 2002.
COSTA, Marisa Vorraber; BUJES, Maria Isabel E (org.) Caminhos Investigativos III: Outros Modos de Pensar e Fazer Pesquisa em Educação. Porto Alegre, RS, DP&A Editora, 2005.
FERREIRA, Norma Sandra A. Páginas Infantis – para ouvir, declamar, imprimir no espírito. In: ROSA, Maria Cristina. Escritas, leitores e história da leitura. Pelotas, Editora da UFPel, 2012, p. 141-168.
FERREIRA, Norma Sandra A. Um estudo sobre ‘Versos para os pequeninos’ – um manuscrito de João Köpke. Tese (Livre docência, área Educação, Conhecimento e Arte), 2014, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas – SP.
FERREIRA, Norma Sandra A. Um estudo sobre ‘Versos para os pequeninos’ – um manuscrito de João Köpke. Campinas, SP. Mercado de Letras, 2017.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida; SILVA, Lilian Lopes Martin da Silva. Relato: jogo entre presente, passado, futuro. In: Na ponta do lápis. Olímpiada de Língua Portuguesa. São Paulo, SP. CENPEC, ano VIII, número 19, março de 2012.
GIARD, Luce. História de uma pesquisa. In: CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano, artes de fazer. Trad. Ephraim Ferreira Alvezm. Petropólis. RJ: Vozes, 1994. p.9-32.
GINSBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Trad. Frederico Carotti.São Paulo. Companhia das Letras, 1989
GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. O livro: objeto de estudo e de memória de leitura. 2009. 191f. Dissertação (Mestre em Educação), Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.
LOPES, Eliana Marta T.; GALVÃO, Ana Maria de O. História da educação. Rio de Janeiro, DP&A, 2001.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986
MARTINS, Ronei X. (org.) Metodologia de pesquisa científica: reflexões e experiências investigativas na Educação. Lavras: Editora UFLA 2022.
OLIVEIRA, Larissa de Souza. Os espaços de leitura nas páginas do Congresso de Leitura do Brasil - COLE (1978-1993). 2018. 1 recurso online (124 p.). Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo; Cortez, 1975.
SILVA, Lilian Lopes Martin da; OLIVEIRA, Luciane Moreira; TAKAMATSU, Sonia Midori. ALB: memórias – entrecruzar tempos e textos. In: Revista Ponto - publicação literária e cultural do SESI, São Paulo, p. 59 - 67, 06 jun. 2014.
SILVA, Lilian Lopes Martin; OLIVEIRA, Luciane Moreira (orgs.). Congresso de Leitura do Brasil: catálogo de fontes (1978-1995). https://www.bibliotecadigital.unicamp.br/bd/index.php/detalhes-material/?code=109958 Acesso em 24 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Devir Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.