A afetividade nos documentos oficiais da educação infantil: uma questão a ser explorada

Autores

  • Gabriela de Castro Loech Amorim UNITAU - Universidade de Taubaté
  • Ana Maria Gimenes Correa Calil UNITAU- Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v4i1.202

Palavras-chave:

Educação Infantil, Afetividade, Documentos Legais, Formação Docente

Resumo

Este artigo, que trata da afetividade no espaço da Educação Infantil, utilizou-se do conceito de afetividade, bem como de documentos legais mandatórios ou de aspectos sugestivos acerca de ações e condutas a serem tomadas pelos órgãos e responsáveis pela primeira infância. Teve como objetivo apresentar e aclarar tais documentos, convidando oito professores de uma escola de Educação Infantil à reflexão sobre a dimensão afetiva abordada nas leis que regem e direcionam essa etapa da escolarização. Essa ação deu-se no cômputo de uma pesquisa-formação com duração de seis meses, a qual elegeu a teoria walloniana como fundamento ao conceito da afetividade e tomou como base a Constituição Federal (1988), o ECA (1990), a LDB (1996) e a BNCC (2017). Os resultados revelaram que os professores de Educação Infantil não apresentam grande interesse pelas leis que regem a primeira infância, todavia relatam que não existem muitas oportunidades, dentro do ambiente escolar, para que esses documentos sejam partilhados em formações. No que tange à concepção da afetividade, quanto ao desenvolvimento integral da criança, apesar de percebermos a intencionalidade dos documentos em trazer esse tema, somente com a BNCC (2017) a atenção para essa temática parece ter conquistado destaque junto aos professores que participaram da pesquisa

 

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Biografia do Autor

Gabriela de Castro Loech Amorim, UNITAU - Universidade de Taubaté

Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté- UNITAU. Pedagoga e Pós-Graduada em Gestão e
Coordenação Educacional, Atualmente é gestora na Rede Municipal de Ensino de Taubaté-SP.

Ana Maria Gimenes Correa Calil, UNITAU- Universidade de Taubaté

Doutora em Educação pela PUC-SP; Universidade de Taubaté - UNITAU - SP; Taubaté – SP

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Publicado

2020-06-02

Como Citar

Amorim, G. de C. L., & Ana Maria Gimenes Correa Calil. (2020). A afetividade nos documentos oficiais da educação infantil: uma questão a ser explorada. Devir Educação, 4(1), 93–115. https://doi.org/10.30905/ded.v4i1.202

Edição

Seção

Artigos