A emergência de um pensar complexo em tempos para uma educação complexa
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v5i2.514Resumo
As emergências para mudanças em todas as dimensões da sociedade ampliaram-se com a pandemia causada pelo Sars-CoV-2. No âmbito educacional, essa condição fortaleceu a necessidade de transitar da abordagem de ensino tradicional a uma perspectiva compatível às demandas contextuais e planetárias, além de atenta às incertezas em relação ao futuro da humanidade. Tendo como condição mobilizadora tal conjuntura, este artigo objetiva discutir a emergência de um pensar complexo em tempos que suscitam uma educação complexa, situando a metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE) como uma das vias para a transição teórico-prática. Referenciando as contribuições de autores como Morin (2011, 2015, 2018, 2019), Nóvoa (2017, 2019), Petraglia (2008, 2013) e Torre e Zwierewicz (2009), teceu-se o presente documento tomando por base uma pesquisa bibliográfica apoiada pela abordagem qualitativa. Entre os resultados, destaca-se a relevância da tríade conceitual ‘complexidade-transdisciplinaridade-ecoformação’ voltada à metamorfose da educação e ao uso da metodologia do PCE com intuito de apoiar esse processo, podendo-se utilizá-la para diferentes finalidades, dentre as quais, a formação inicial e a formação continuada dos docentes.
Downloads
Referências
ARNT, Rosamaria de Medeir os. Transdisciplinaridade e educação comunitária: rendas de bilros, rendeiras e bem viver. Educação & Linguagem, São Paulo, v. 23, n 1, p. 303-324, jan.-jun. 2020 2020. DOI: https://doi.org/1 https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v23n1p303-324. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/EL/article/view/10758. Acesso em: 16 out. 2020.
BATALLOSO, Juan Miguel; MORAES, Maria Candida. Contextualización Educativa: diálogo, epistemología y complejidad. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 28, p. 576-595, set./dez., 2020. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p576-595. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9943. Acesso em: 16 out. 2020.
BEHRENS, Marilda. O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários. Educação, Porto Alegre, v. XXX, n. 63, set./dez. 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=84806303. Acesso em: 5 mar. 2020.
DANTAS, Eugenia Maria; ALMEIDA, Maria da Conceição Xavier de. Para uma narrativa complexa das ciências, ou a arte de reconstruir conceitos. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 28, p. 740-747, set./dez., 2020. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p739-747. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9928. Acesso em: 12 out. 2020.
ESPINOSA MARTÍNEZ, Ana Cecilia. Abrir los saberes a la complejidad de la vida: nuevas prácticas transdisciplinarias en la universidad. Puerto Vallarta: CEUArkos, 2014.
FREITAS, Lima; MORIN, Edgar; NICOLESCU, Basarab. Carta da Transdisciplinaridade. Arrábida: CETRANS,1994. Disponível em: http://cetrans.com.br/assets/docs/CARTA-DA-TRANSDISCIPLINARIDADE1.pdf. Acesso em: 20 maio 2019.
GATTI, Bernardete Angelina. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n. 100, p. 33-46, 18 fev. 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i100p33-46. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76164. Acesso em: 18 dez. 2019.
GIL, Antônio Carlos. Metodologia do ensino superior. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2020.
HOFFMANN, E. A pertinência do ensino no uso da metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE) no Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2019.
HORN, Marli. Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas na prática pedagógica de docentes da Educação Básica de União da Vitória/PR. 2021. 122f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) - Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2021.
LUPPI, Mônica Aparecida Rodrigues; BEHRENS, Marilda Aparecida; SÁ, Ricardo Antunes de. A formação de professores e as contribuições do pensamento complexo. Educação, v. 46, Jan./Dez. , 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444;. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/40066. Acesso em: 15 set. 2021.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
MORAES, Maria Cândida. Ambientes de aprendizagem como expressão de convivência e transformação. In: MORAES, Maria Cândida; BATALLOSO NAVAS, Juan Miguel (org.). Complexidade e transdisciplinaridade em educação: teoria e prática docente. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010. p. 21-62.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 24. ed. Tradução de Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2018.
MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. 18 ed. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice de Sampaio Doria. Rio de Janeiro: Bertrand, 2019.
MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Tradução de Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução: Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2011.
MORIN, Edgar; KERN, Anne Brigitte. Terra-Pátria. 6. Ed. Tradução de Paulo Azevedo Neves da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2011.
MOTA, Maria Veranilda Soares. Mudança de paradigmas e pensamento complexo. Ensino em Revista, [s. l.]. v. 6, n. 1, p. 65-76, 1998. Disponível em: http://www.seer_anterior.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/7837. Acesso em: 13 set. 2020.
NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da Transdisciplinaridade. Tradução: Lucia Pereira de Souza. 3. ed. São Paulo: TRIOM, 2018.
NÓVOA, Antónia. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019. http://dx.doi.org/10.1590/2175-623684910. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 17 jan. 2021.
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1106-1133 out./dez. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v47n166/1980-5314-cp-47-166-1106.pdf. Acesso em: 20 set. 2019.
OLIVEIRA, Beatriz Alves de. Cenários ecoformadores e campos de experiência: contribuições de um Projeto Criativo Ecoformador para o desenvolvimento integral de bebês e crianças bem pequenas. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2020.
PETRAGLIA, Izabel. Educação complexa para uma nova política de civilização. Educar, Curitiba, v. 32, p. 29-41, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n32/n32a04.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.
PETRAGLIA, Izabel. Pensamento complexo e educação. São Paulo: Livraria da Física, 2013.
PINEAU, Gaston. Écoformation: rapport du GREF. Tours: GREF, 2004.
PINHO, Maria José de; PASSOS, Vânia Maria de Araújo. Complexidade, ecoformação e trandisciplinaridade: por uma formação docente sem fronteiras teóricas. Revista Observatório, Palmas, v. 4, n.. 4, n. 2, abr/jun, 2018.
PUKALL, Jeane Pitz. (Eco)Formação de professores na Educação Básica: uma experiência a partir de Projetos Criativos Ecoformadores. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais E Matemática - PPGECIM). Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2017.
RICHARDSON, Roberto J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
SÁ, Ricardo Antunes. Contribuições teórico-metodológicas do pensamento complexo para a construção de uma pedagogia complexa. In: SÁ, Ricardo Antunes; BEHRENS, Marilda Aparecida (org.). Teoria da complexidade: contribuições epistemológicas para uma pedagogia complexa. Curitiba: Appris, 2019. p. 17-64.
SANTOS, Akiko. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. In: SANTOS, Akiko; SOMMERMANN Américo (Org.). Complexidade e transdisciplinaridade: em busca da totalidade perdida. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 15-38.
SANTOS, Akiko. Didática sob a ótica do pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2004.
SILVA, Ana Tereza Reis. Ecoformação: reflexões para uma pedagogia ambiental, a partir de Rousseau, Morin e Pineau. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba, n. 18, p. 95-104, jul./dez. 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v18i0.13428. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/made/article/view/13428. Acesso em: 20 maio 2020.
TELEGEN, Nadir Zimmer. Da decodificação ao potencial transformador da leitura: indicadores para aproximação de projetos de ensino à metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE). 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2019.
TORRE, Saturnino de la; ZWIEREWICZ, Marlene (org.) Uma escola para o século XXI: Escolas Criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009.
TORRE, Saturnino de la; ZWIEREWICZ, Marlene. Projetos Criativos Ecoformadores. In: ZWIEREWICZ, Marlene; TORRE, Saturnino de la (org.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009. p. 153-176.
WERNECK, Guilherme Loureiro; CARVALHO, Marilia Sá. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 5, p. 1-4, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00068820. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/41242. Acesso em: 29 set. 2020.
ZWIEREWICZ, Marlene et al. Projetos Criativos Ecoformadores em pesquisas com intervenção: contribuições para uma educação complexa. Educação & Linguagem, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 281-301, jan.-jun. 2020. Disponível em: file:///C:/Users/user/Downloads/10757-38173-2-PB%20(1).pdf. Acesso em: 13 jun 2020.
ZWIEREWICZ, Marlene. Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas: matizes da pedagogia ecossistêmica na formação de docentes da Educação Básica. In: DITTRICH, Maria Glória et al. (org.). Políticas Públicas na contemporaneidade: olhares cartográficos temáticos. Itajaí: Univali, 2017. p. 217-231.
ZWIEREWICZ, Marlene. Seminário de pesquisa e intervenção. Florianópolis: IFSC, 2014.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 2016.
ZWIEREWICZ, Marlene et al. Das abordagens do ensino do século XX à educação complexa e aos projetos criativos ecoformadores. Revista Querubim. Niteroi, a. 15., p. 113-123, 2019
GONZÁLEZ VELASCO, Juan Miguel. Pensamiento religado: ligar para religar. La Paz: Prisa, 2018.
SALLES, Virginia Ostroski; MATOS, Eloiza Aparecida Silva Ávila de. A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e o Ensino de Ciência e Tecnologia. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 1-12, jan./abr. 2017. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5687. Acesso em: 20 ago. 2021.
PEREIRA, Giselia Antunes; AGUIAR, Paula Alves de; ROSA, Thayná Patrício da. Projetos Criativos Ecoformadores nos estágios da licenciatura do IFSC campus São José: o olhar dos professores orientadores de estágio. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), Jaén, n, 19, p. 87-108, 2015. Disponível em: https://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/reid/article/view/3604. Acesso em: 20 ago. 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.