Caderno pedagógico como produto educacional do Mestrado Profissional em Educação: contribuições para a formação docente

Autores

  • Teciene Cássia de Souza Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Vanilda Aparecida Belizário Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Helena Maria Ferreira Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v5i2.435

Palavras-chave:

Caderno Pedagógico, Mestrado Profissional em Educação, Formação docente

Resumo

Com vistas à articulação entre a formação teórica e a atividade docente, os Programas de Pós-graduação em Educação, na modalidade profissional, normalmente, solicitam aos discentes a produção de um produto educacional, que possibilite um olhar para o cotidiano da profissão. Entre as várias possibilidades de produtos, merecem destaque os cadernos pedagógicos, que proporcionam uma reflexão sobre as contribuições das teorias para a ressignificação das práticas de ensino, bem como a produção autoral de materiais didáticos. Neste artigo, buscou-se discutir as contribuições do processo de produção de produtos educacionais no âmbito dos programas profissionais, de modo especial, dos cadernos pedagógicos para a formação continuada dos professores da educação básica. Assim, apoiamo-nos em estudos teóricos acerca de produtos finais desenvolvidos nos programas de pós-graduação em educação para contextualizar a discussão proposta. Além disso, é apresentada uma análise de um relato sobre a experiência vivenciada por duas discentes do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFLA), relativo ao processo de produção de cadernos pedagógicos. Constatou-se que a elaboração desses produtos é fundamental para fortalecer a relação entre universidade e comunidade (escola). Soma-se a isso a constatação de que a produção de cadernos pedagógicos constitui uma estratégia formativa notadamente eficaz por estimular a produção própria de atividades de ensino por parte do professor, um olhar atento para o diagnóstico do nível dos alunos, a seleção de textos, a clareza dos enunciados, a progressão das atividades, a definição de objetivos de ensino, a adequação de metodologias e a eleição de habilidades a serem exploradas, entre outras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teciene Cássia de Souza, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Graduanda de Pedagogia pelo Instituto Coimbra (2019). Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Lavras (2018). Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Lavras (2021)

Vanilda Aparecida Belizário, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Lavras - UFLA.  Cambuí, Minas Gerais, Brasil.

Helena Maria Ferreira, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professora associada da Universidade Federal de Lavras- UFLA. Lavras, Minas Gerais, Brasil.

Referências

BELIZÁRIO, Vanilda Aparecida et al. Formação de professores e a prática da pesquisa: interlocuções com a perspectiva teórica de Paulo Freire. In: BORGES, Regilson. Maciel; ELIEZER, Cristina Rezende; FARIA, Alex Junior Bilhoto [Orgs]. Educação, mídia e concepções freirianas: novos diálogos. Cruz Alta, RS: Editora Ilustração. p. 91-105.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1996.

DEMO, Pedro. Professor/ Conhecimento. O professor autor na elaboração de material didático. Secretaria de Estado da Educação do Paraná, 2001. Disponível em:
<http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/formacao_acao/1semestre_2015/professor_autor_anexo1.pdf>.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1996.

GOMES, Luciana M. J. Baptista; BERG, Rosana da Silva. Mestrado Profissional: reflexão e ação na educação básica. Polyphonía, Goiânia, v. 24, n. 2, p. 19-28, 2013. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/sv/article/download/37936/19054/ >. Acesso: 10 nov. 2020.

MARCELO, Carlos. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo. Revista de Ciências da Educação. n. 8, p. 7 – 22, jan./abr., 2009. Disponível em: < http://www.unitau.br/files/arquivos/category_1/MARCELO___Desenvolvimento_Profissional_Docente_passado_e_futuro_1386180263.pdf >. Acesso 10 fev. 2021.

MOREIRA, Marco Antonio. O mestrado (profissional) em ensino. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 1, n. 1, 2004. Disponível em: <http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/26>. Acesso em: 22/11/2020.

SAVEGNAGO, Cristiano Lanza et al. Produtos de um mestrado profissional na área da educação: um estado do conhecimento. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, Santa Maria, v. 9, n. 18, p. 1-14, 3 jan. 2020. Disponível em: < https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/40662 >. Acesso em: 10 out. 2020.

SILVA, Alcina M. T. Braz da Silva; SUAREZ, Ana Paula Mendes; UMPIERRE, Andrea Borges. Produtos educacionais: uma avaliação necessária. Interacções. n. 44, p. 232-243, 2017. Disponível em: < https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/4108/pdf >. Acesso 20 de abr. 2021.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-11-27

Como Citar

Souza, T. C. de, Belizário, V. A. ., & Ferreira, H. M. (2021). Caderno pedagógico como produto educacional do Mestrado Profissional em Educação: contribuições para a formação docente . Devir Educação, 5(2), 31–48. https://doi.org/10.30905/rde.v5i2.435

Edição

Seção

Artigos