A pedagogia dos multiletramentos e a multiplicidade semiótica no texto infantil

Autores

  • Natany Avelar Silva UFLA - Universidade Federal de Lavras
  • Helena Maria Ferreira UFLA - Universidade Federal de Lavras.

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.226

Palavras-chave:

Produção de texto; Multiletramentos; Formação docente

Resumo

O presente artigo visa a discutir sobre possibilidades de uso de múltiplas semioses em retextualizações feitas por crianças em fase de alfabetização. Para tanto, o artigo traz estudos sobre o papel do professor alfabetizador no processo de produção de textos infantis e sobre os multiletramentos. O texto, que resulta de uma dissertação de mestrado, evidencia a abordagem dos textos infantis em uma perspectiva discursiva, que considera aspectos do processo dialógico do processo de alfabetização para além do estudo do sistema alfabético. Revela-se, com este estudo, que os recursos tecnológicos podem favorecer o processo de produção de textos infantis e contemplar  a interação entre sociedade e escola.

Palavras-chave: Produção de texto; Multiletramentos; Formação docente

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Biografia do Autor

Natany Avelar Silva, UFLA - Universidade Federal de Lavras

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras.

Helena Maria Ferreira, UFLA - Universidade Federal de Lavras.

Professora  do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Letras, da Universidade Federal de Lavras

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Publicado

2020-08-12

Como Citar

Avelar Silva, N., & Ferreira, H. M. (2020). A pedagogia dos multiletramentos e a multiplicidade semiótica no texto infantil. Devir Educação, 265–282. https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.226