Educação da audição e valores estéticos na filosofia da nova música de Theodor Adorno

Autores

  • Alan Barcelos Ribeiro Conservatório Estadual Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubistchek de Oliveira – Pouso alegre – MG.
  • Carlos Betlinski UFLA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.236

Palavras-chave:

Estética. Música. Educação musical.

Resumo

O artigo trata da “Filosofia da Nova Música” de Theodor Adorno e tem como problema de investigação saber quais são os valores estéticos apresentados pelo autor para identificar Schoenberg como o representante do progresso musical. Como objetivos específicos para esse trabalho foram definidos: a identificação das principais características estéticas nas obras musicais de Stravinsky e de Schoenberg e apontar alguns fundamentos filosóficos para diferenciar progresso e regressão na estética musical de Adorno. Ao caracterizar sua concepção estética como filosofia da arte, Adorno toma a produção e a recepção como expressões de uma relação dialética com o meio social e tece críticas especialmente a indústria cultural e a arte burguesa que tinham como propósito agradar o ouvido e permitir que os produtores e receptores estabelecessem uma relação de troca no mercado capitalista. Por isso, sua estética está assentada na crítica e na possibilidade de criação dissonante e autônoma, análises que foram realizadas no âmbito desta investigação que tem como foco a questão da música enquanto objeto estético de progresso ou regressão da audição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Barcelos Ribeiro, Conservatório Estadual Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubistchek de Oliveira – Pouso alegre – MG.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFLA – Universidade Federal de Lavras. Professor de música no Conservatório Estadual Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubistchek de Oliveira – Pouso alegre/MG, Brasil.

Carlos Betlinski, UFLA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Área de atuação: Filosofia da educação.

Referências

ADORNO, Theodor W. O fetichismo na música e a regressão da audição. In Textos Escolhidos. São Paulo: Nova Cultura, 1996.
________. Filosofia da Nova Música. São Paulo: Perspectiva, 2011.
________. Prismas. São Paulo: Editora Ática, 1998.
________. Teoria Estética. Lisboa: Edições 70. 1998.
CARPEAUX, Otto Maria. O livro de ouro da história da música. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.
GRIFFITHS, Paul. A música moderna: uma história concisa e ilustrada de Debussy a Boulez. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, S/D.
JUPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. 4 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
PALISCA, Claude V.; GROUT, Donald J. História da Música Ocidental. Portugal: Gradiva, 1994.
RIBEIRO, Felício Ramalho. Regressão auditiva: o impedimento da música como conhecimento em Theodor Adorno. 2009. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
SCHAEFER, Sérgio. A teoria estética em Adorno. Tese (doutorado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2012.
THOMSON, Alex. Compreender Adorno. Tradução de Rogério Bettoni. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-08-12

Como Citar

Alan Barcelos Ribeiro, & Betlinski, C. (2020). Educação da audição e valores estéticos na filosofia da nova música de Theodor Adorno. Devir Educação, 33–56. https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.236