Dimensões formativas decorrentes da congada em lambari/mg: entre experiência, saberes e ancestralidade

Autores

  • Aline Guerra da Costa Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Fabio Pinto Gonçalves dos Reis Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Lívia Nascimento Monteiro Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL
  • Kleber Tüxen Carneiro Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.212

Palavras-chave:

Congada; Experiência Formativa; Ensino; Aprendizagem; Ancestralidade.

Resumo

Trata-se de um artigo cujo teor retrata uma investigação científica, relativa aos aspectos formativos (relação entre ensino e aprendizado) contidos na Congada. No plano epistemológico, situamo-la como um fenômeno histórico, originalmente de matriz africana (banta, marcada pelo apreço à ancestralidade e o sagrado), que sofreu ressignificações ao se entremear com a cultura brasileira, expressada por aqueles que aqui se tornaram escravizados, que por sua vez se interligou à religião “oficial” do país, o catolicismo, sendo essa uma estratégia de sobrevivência e reinvenção. Em termos metodológicos a pesquisa se assentou sob os pressupostos qualitativos, com um desenho narrativo. Empregou três recursos para erigir os dados: observação participante; elaboração de um diário de campo e entrevistas semiestruturadas. Quanto ao lócus investigativo, tratou-se do município de Lambari/MG. Participaram do estudo oito depoentes, tendo sido eleitos em razão da influência e representação que desfrutam no espaço congadeiro da localidade, assim como em razão da atípica variedade de gênero que se encontrou na capitania deste universo festivo cultural. No que concerne aos resultados, verificou-se a existência do ensino, se bem que com certa mudança na acepção, aproximando-se mais de uma perspectiva interacionista, do que da tradicional transmissibilidade oral, essencialmente empirista. De igual modo, constatou-se que houve modificações no modo de ensinar e aprender os saberes congadeiros, aos novos aprendizes, que, apesar de alguns aspectos intuitivos no modo de aprender, tem suscitado preocupação o desinteresse em relação aos saberes (tradicionais) atinentes à congada, sob pena da descontinuidade da propagação desse patrimônio cultural (imaterial) da humanidade.

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Biografia do Autor

Aline Guerra da Costa, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Mestra em Educação. Docente na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais em Lambari/MG - Brasil. 

Fabio Pinto Gonçalves dos Reis, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutor em Educação. Docente na Universidade Federal de Lavras (UFLA), vinculado ao Departamento de Educação Física e ao Programa de Pós Graduação em Educação. Lavras/MG - Brasil.

Lívia Nascimento Monteiro, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Doutora em História. Docente na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), vinculada ao Departamento de História e ao Programa de Pós Graduação em Ensino de História (ProfHistória) na Universidade Federal Fluminense. Niterói/RJ. Brasil.

Kleber Tüxen Carneiro, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutor em Educação Escolar. Docente na Universidade Federal de Lavras (UFLA), vinculado ao Departamento de Educação Física e ao Programa de Pós Graduação em Educação. Lavras/MG - Brasil.

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-08-12

Como Citar

Guerra da Costa, A. ., Pinto Gonçalves dos Reis, F. ., Nascimento Monteiro, L. ., & Tüxen Carneiro, K. (2020). Dimensões formativas decorrentes da congada em lambari/mg: entre experiência, saberes e ancestralidade: . Devir Educação, 57–84. https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.212