Evasão nos cursos de graduação: um estudo de caso em uma universidade federal

Autores

  • Crisna Daniela Krause Bierhalz Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Juliana Carvalho Bruno Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.949

Palavras-chave:

Evasão no Ensino Superior, Fatores de abandono, Estratégias de permanência

Resumo

A evasão  envolve múltiplos fatores, de ordem pessoal ou institucional, e podem levar o aluno a abandonar o curso no qual está inserido, a instituição de ensino ou o próprio sistema educacional. Compreendendo a urgência em compreender este fenômeno no contexto do ensino superior, o estudo de caso na perspectiva qualitativa, traçou um panorama da evasão nos cursos de Graduação de uma universidade pública do interior gaúcho. A análise dos dados institucionais públicos, mostrou que a evasão nos cursos de Graduação se relaciona a diversos fatores: problemas pessoais dos estudantes, mudança da cidade de residência, distância da família, problemas de saúde física e especialmente mental, didática de alguns docentes, obtenção de bolsas/auxílios financeiros, dificuldade de aprendizagem, entre outros. Constatou-se que a cada ano analisado (2019 - 2022) um dos cinco cursos apresentou maior percentual de evasão, refutando a correlação entre as licenciaturas/ cursos noturnos e os maiores percentuais de evasão. Também se percebeu a elevação dos percentuais no período de pandemia do COVID-19 e pós-período pandêmico. Entre as estratégias de combate à evasão há menção ao fortalecimento dos mecanismos já existentes na instituição, respeitando ações dos próprios cursos, entre elas o constante diálogo com os estudantes regulares, para detectar dificuldades e potencialidades  e implementar estratégias que correspondam às necessidades reais. Compreende-se que mesmo sendo uma pesquisa pontual, que não visa comparar os cursos em questão, os resultados propiciam discussões na compreensão do fenômeno no ensino superior, especialmente na formação de professores.

 

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Biografia do Autor

Crisna Daniela Krause Bierhalz, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora Associada da Universidade Federal do Pampa, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (1997). Especialista em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1998), em Administração e Supervisão Escolar pelas Faculdades Integradas de Amparo (2003) e em Administração Pública pela Faculdade Atlântico Sul (2005).Mestre em Educação Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2007).Doutora em Educação, linha Formação de Professores na Pontíficia Universidade Católica do RS (2012).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e Metodologias do Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, avaliação educacional e educação a distância, Membro dos grupos de pesquisa G.A.M.A - Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação e Grupo de Pesquisa em Práticas de Ensino em Ciências (GPPEC). Professora do Programa de Pós Graduação - Mestrado Acadêmico em Ensino e do Curso de Ciências da natureza - Licenciatura. Fez parte da Comissão de Elaboração da Proposta do Curso de Licenciatura em Educação do campo apresentada ao Edital SESU/SETEC/SECADI/MEC 2012. Posteriormente fez parte da comissão de implantação do curso em 2013. Atuou como coordenadora e docente no curso de Licenciatura em Educação do Campo na Unipampa

Juliana Carvalho Bruno, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Licenciada em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa - Campus Dom Pedrito.

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Publicado

2025-04-22

Como Citar

Krause Bierhalz, C. D., & Bruno, J. C. (2025). Evasão nos cursos de graduação: um estudo de caso em uma universidade federal. Devir Educação, 9(1), e–949. https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.949

Edição

Seção

Artigos