As relações de ensino e as práticas docentes voltadas para a oralidade, leitura e escrita de crianças

Autores

  • Vanessa Cristina Girotto Nery Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL https://orcid.org/0000-0003-2802-7240
  • Miriam Fernanda dos Santos Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL
  • Ariadne Alice Domingues Rodrigues Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.916

Palavras-chave:

Criança, Professoras alfabetizadoras, Oralidade, Leitura, Escrita

Resumo

Este artigo focaliza a análise de produções elaboradas por professoras alfabetizadoras, de uma cidade do interior de Minas Gerais, participantes em um Curso de Formação Continuada Virtual oferecido pela universidade no ano de 2020. Objetivamente, a proposta, composta em 17 diferentes módulos, esteve voltada para a oferta de atualização e vivência de professoras com foco em suas atuações profissionais no âmbito pedagógico. Esta pesquisa centrou a discussão no que foi estabelecido no módulo de alfabetização, que teve duração de dois meses e contou com a participação de, em média, 300 pessoas. Como referencial teórico, as discussões do módulo se basearam em teóricos da alfabetização da perspectiva dialógica (Freire, 1968) e discursiva (Geraldi, 2010, Mortatti, 2000, Smolka, 2012). Este estudo se orientou por esse mesmo referencial teórico e, metodologicamente, adotamos a perspectiva qualitativa, de abordagem documental (Gil, 2002), voltada para a leitura e análise das produções escritas em quatro fóruns de discussão registrados ao longo desse módulo na plataforma Moodle. Pode-se afirmar que as postagens realizadas pelas professoras indicaram diferentes perspectivas de alfabetização, indícios de sensibilização na realização de práticas de leitura literária que consideram a vivência das crianças e o desejo de transformar as relações de ensino mecânicas em relações mais afetivas e dialógicas. Por outro lado, os registros indicaram a predominância de um único método de alfabetização no município, o fônico, e uma certa resistência institucional e, também, individual por parte de algumas professoras no que se refere à implementação das propostas pedagógicas voltadas para uma abordagem dialógica e discursiva.

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Biografia do Autor

Vanessa Cristina Girotto Nery, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Professora do quadro efetivo da Universidade Federal de Alfenas-MG, desde 2011. Atua como professora nas Licenciaturas e no Curso de Pedagogia ministrando disciplinas de Alfabetização e Didática, áreas de concurso. Colabora com a disciplina de Estágio e Formação de Professores(as). Coordena o Grupo de Pesquisa Educateliê (CNPQ, 2019). A ênfase de seu trabalho acadêmico (pesquisa e de extensão) está na linha de Formação de Professores(as) Alfabetizadores(as) na perspectiva Freiriana; Ensino e Aprendizagem; Tertúlia Literária Dialógica. Na extensão desenvolve trabalhos de leitura com sujeitos privados de liberdade e formação de professores(as) mediada pelas tecnologias. Coordenou o Curso de Pedagogia a Distância (EaD UNIFAL-MG) de 2012 a 2017. Atuou como profa Tutora do Curso de Especialização Ética, Saúde e Valores na Escola, da Universidade de São Paulo (2011). Foi tutora virtual do Curso de Pedagogia da UFSCar (2008-2011). Sua formação em Pedagogia (2004), Mestrado (2007) e Doutorado em Educação (2011), foi realizada na Universidade Federal de São Carlos. Foi membro do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa- NIASE/UFSCar de 2002 a 2012. Desenvolveu doutorado sanduíche em Educação junto ao Community of Researchers on Excellence for all (CREA), da Universidade de Barcelona (2008). É membro da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF). É ativista pela justiça social.

Miriam Fernanda dos Santos, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Estudante de graduação do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Integrou, no ano de 2022, a equipe dos projetos de extensão: "Infância, alfabetização e pós alfabetização no município de Alfenas: reorganização após a pandemia" e "Alfabetização de jovens e adultos: revisando os currículos de cultura a partir da tertúlia literária dialógica". Em 2023, desenvolveu, como bolsista, uma iniciação científica voltada para os temas: formação continuada de professores e alfabetização denominada de: "Formação docente, Ensino e o cotidiano escolar: Investigações temáticas e ações educacionais no módulo de Alfabetização". Atualmente, participa do grupo de pesquisa Educateliê e desenvolve, como bolsista, uma iniciação científica intitulada de: "Ações dialógicas no presídio e APAC de Alfenas: educação, saúde e transformação social"; é voluntária no eixo: "Ações dialógicas no sistema prisional", que compõe esse mesmo grupo de pesquisa. Além de ter se integrado, como voluntária, ao Programa Residência Pedagógica-Pedagogia da UNIFAL no ano de 2023.

Ariadne Alice Domingues Rodrigues, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Estudante de Pedagogia na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Integrou em, 2022, como voluntária, a equipe do projeto de extensão: Alfabetização de Jovens e Adultos: Revisando os currículos de cultura a partir da tertúlia literária dialógica. Hoje em dia participa do grupo de pesquisa Educateliê, em que, no ano de 2023, desenvolveu como voluntária a Iniciação Científica: Formação Docente Ensino e Cotidiano Escolar: Investigações Temáticas e Ações Educacionais no Módulo de Alfabetização. Fez parte, como bolsista, do Programa Residência Pedagógica - Pedagogia da Universidade Federal de Alfenas e, atualmente, atua como monitora bolsista na Brinquedoteca da UNIFAL, filiada ao Programa de Apoio à Inclusão - PAI, em conjunto com o projeto: “Brincar é coisa séria: a brinquedoteca enquanto espaço lúdicoeducativo”.

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Publicado

2024-11-21

Como Citar

Girotto Nery, V. C., dos Santos, M. F., & Rodrigues, A. A. D. . (2024). As relações de ensino e as práticas docentes voltadas para a oralidade, leitura e escrita de crianças. Devir Educação, 8(1), e–916. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.916

Edição

Seção

Dossiê