Relaciones de enseñanza y prácticas docentes centradas en el habla, la lectura y la escritura de los niños

Autores/as

  • Vanessa Cristina Girotto Nery Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL https://orcid.org/0000-0003-2802-7240
  • Miriam Fernanda dos Santos Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL
  • Ariadne Alice Domingues Rodrigues Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.916

Palabras clave:

Niño, Profesores de alfabetización, Oral, Lectura, Escritura

Resumen

Este artículo se centra en el análisis de producciones elaboradas por profesoras de alfabetización, de una ciudad del interior de Minas Gerais, participantes de un Curso Virtual de Formación Continua ofrecido por la Universidad en 2020. Objetivamente, la propuesta, compuesta por 17 módulos diferentes, tuvo como objetivo ofrecer a los docentes actualización y experiencia con enfoque en su actividad profesional en el campo pedagógico. Esta investigación centró la discusión en lo establecido en el módulo de alfabetización, que duró dos meses y contó con la participación de, más o menos, 300 personas. Como marco teórico, las discusiones del módulo se basaron en teóricos de la alfabetización desde la perspectiva dialógica (Freire, 1968) y discursiva (Geraldi, 2010, Mortatti, 2000, Smolka, 2012). Esta investigación estuvo guiada por este mismo marco teórico y metodológicamente adoptamos la perspectiva cualitativa, con un enfoque documental (Gil, 2002), centrado en la lectura y análisis de producciones escritas en cuatro foros de discusión registrados a lo largo de este módulo, en la plataforma Moodle. Se puede concluir que los posts realizados por las docentes indicaron diferentes perspectivas de alfabetización; signos de conciencia en la realización de prácticas de lectura literaria que consideran las experiencias de los niños y el deseo de transformar las relaciones mecánicas de enseñanza en relaciones más afectivas y dialógicas. Por otro lado, los registros indicaron el predominio de un método único de alfabetización en el municipio, el fónico, y una cierta resistencia institucional y también individual por parte de algunos docentes respecto de la implementación de propuestas pedagógicas orientadas a un enfoque dialógico y. discursivo.

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Biografía del autor/a

Vanessa Cristina Girotto Nery, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Professora do quadro efetivo da Universidade Federal de Alfenas-MG, desde 2011. Atua como professora nas Licenciaturas e no Curso de Pedagogia ministrando disciplinas de Alfabetização e Didática, áreas de concurso. Colabora com a disciplina de Estágio e Formação de Professores(as). Coordena o Grupo de Pesquisa Educateliê (CNPQ, 2019). A ênfase de seu trabalho acadêmico (pesquisa e de extensão) está na linha de Formação de Professores(as) Alfabetizadores(as) na perspectiva Freiriana; Ensino e Aprendizagem; Tertúlia Literária Dialógica. Na extensão desenvolve trabalhos de leitura com sujeitos privados de liberdade e formação de professores(as) mediada pelas tecnologias. Coordenou o Curso de Pedagogia a Distância (EaD UNIFAL-MG) de 2012 a 2017. Atuou como profa Tutora do Curso de Especialização Ética, Saúde e Valores na Escola, da Universidade de São Paulo (2011). Foi tutora virtual do Curso de Pedagogia da UFSCar (2008-2011). Sua formação em Pedagogia (2004), Mestrado (2007) e Doutorado em Educação (2011), foi realizada na Universidade Federal de São Carlos. Foi membro do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa- NIASE/UFSCar de 2002 a 2012. Desenvolveu doutorado sanduíche em Educação junto ao Community of Researchers on Excellence for all (CREA), da Universidade de Barcelona (2008). É membro da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF). É ativista pela justiça social.

Miriam Fernanda dos Santos, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Estudante de graduação do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Integrou, no ano de 2022, a equipe dos projetos de extensão: "Infância, alfabetização e pós alfabetização no município de Alfenas: reorganização após a pandemia" e "Alfabetização de jovens e adultos: revisando os currículos de cultura a partir da tertúlia literária dialógica". Em 2023, desenvolveu, como bolsista, uma iniciação científica voltada para os temas: formação continuada de professores e alfabetização denominada de: "Formação docente, Ensino e o cotidiano escolar: Investigações temáticas e ações educacionais no módulo de Alfabetização". Atualmente, participa do grupo de pesquisa Educateliê e desenvolve, como bolsista, uma iniciação científica intitulada de: "Ações dialógicas no presídio e APAC de Alfenas: educação, saúde e transformação social"; é voluntária no eixo: "Ações dialógicas no sistema prisional", que compõe esse mesmo grupo de pesquisa. Além de ter se integrado, como voluntária, ao Programa Residência Pedagógica-Pedagogia da UNIFAL no ano de 2023.

Ariadne Alice Domingues Rodrigues, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Estudante de Pedagogia na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Integrou em, 2022, como voluntária, a equipe do projeto de extensão: Alfabetização de Jovens e Adultos: Revisando os currículos de cultura a partir da tertúlia literária dialógica. Hoje em dia participa do grupo de pesquisa Educateliê, em que, no ano de 2023, desenvolveu como voluntária a Iniciação Científica: Formação Docente Ensino e Cotidiano Escolar: Investigações Temáticas e Ações Educacionais no Módulo de Alfabetização. Fez parte, como bolsista, do Programa Residência Pedagógica - Pedagogia da Universidade Federal de Alfenas e, atualmente, atua como monitora bolsista na Brinquedoteca da UNIFAL, filiada ao Programa de Apoio à Inclusão - PAI, em conjunto com o projeto: “Brincar é coisa séria: a brinquedoteca enquanto espaço lúdicoeducativo”.

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Publicado

2024-11-21

Cómo citar

Girotto Nery, V. C., dos Santos, M. F., & Rodrigues, A. A. D. . (2024). Relaciones de enseñanza y prácticas docentes centradas en el habla, la lectura y la escritura de los niños. Devir Educação, 8(1), e–916. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.916