O clima social de uma escola de ensino médio na percepção dos professores antes e durante a pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.391Palavras-chave:
Clima social escolar, Ensino Médio, Pandemia, Docentes, Construcionismo SocialResumo
O clima social escolar consiste em como as pessoas se sentem dentro da escola, estando relacionado às relações entre os professores, a gestão, os alunos, a família/comunidade, as atividades de ensino-aprendizagem e outros fatores internos e externos à escola e interfere no processo de ensino-aprendizagem e na qualidade de vida das pessoas envolvidas no ambiente escolar. Este artigo é parte de uma pesquisa visando compreender o clima social escolar no Ensino Médio de uma escola do Ensino Médio numa pequena cidade a Zona da Mata Mineira antes e durante a pandemia do Covid-19. A perspectiva teórica para o estudo foi o Construcionismo Social. Devido à pandemia e à inexistência de aulas presenciais, foi elaborado um questionário sobre temas relacionados ao clima social escolar antes e durante a pandemia. Dos 20 docentes do ensino médio da escola, sete devolveram o questionário. De maneira geral, os docentes relataram uma boa relação interpessoal com a gestão, os funcionários, os estudantes e a comunidade. Apesar do distanciamento social afetar o clima social da escola, consideramos que seria uma oportunidade para investigar se a pandemia teria afetado esse clima e de que forma. Os docentes enfatizaram que sentiam muita falta da convivência social e dos estudantes na escola.
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