Percepção de discentes sobre o impacto da pandemia de COVID-19 nas atividades do mestrado profissional em saúde
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.349Palavras-chave:
mestrado profissional em saúde; ensino remoto; pesquisa científica; análise de conteúdo automatizada; COVID-19Resumo
Introdução: A pandemia de COVID-19 modificou abruptamente a sociedade e escancarou fragilidades dos sistemas políticos e econômicos. As atividades de ensino e pesquisa foram afetadas, obrigando instituições, docentes e discentes a reestruturarem suas ações. Objetivo: identificar percepção de alunos matriculados no Programa de Mestrado Profissional em Saúde sobre efeitos da pandemia nas atividades acadêmicas e de pesquisa. Método: estudo quali-quantitativo, transversal, descritivo, sendo aplicado questionário semiestruturado pelo Google Forms®. Foi utilizada Análise de Conteúdo Automatizada, com o software livre Iramuteq® para tratamento dos dados. Resultados: foram recebidas 26 respostas, 88,5% dos participantes estão envolvidos no enfrentamento da pandemia. A qualidade do corpus foi considerada quase adequada (64,71% de aproveitamento). Emergiram 685 ocorrências, sendo 180 formas ativas (palavras distintas) e 58 suplementares, formando único conjunto. O conteúdo foi categorizado em 3 Classes (Clusters), a partir da Classe Hierárquica Descendente. As distribuições de segmentos de textos foram distintas. A Classe 2 foi a maior, com 39,40% dos segmentos de textos, seguida da Classe 1 (33,3%) e da Classe 3 (27,27%). Considerações Finais: de acordo com a percepção dos participantes, a pandemia de COVID-19 provocou alterações nas atividades acadêmicas e de pesquisa. As aulas presenciais foram substituídas pelo ensino remoto. No entanto, as atividades de pesquisa foram afetadas, principalmente quanto à coleta de dados e continuidade da pesquisa, sendo necessárias adaptações. Notou-se o efeito psíquico do isolamento social e mudança no estilo de vida, bem como no convívio com colegas nas atividades acadêmicas e de orientação. Novos estudos podem ser realizados, visando identificar efeitos longitudinais da pandemia nas atividades acadêmicas e de pesquisa.
Downloads
Referências
BEZERRA, A. C. V.; SILVA, C. E. M.; SOARES, F. R. G.; SILVA, J. A. M. Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID-19. Ciência & Saúde Coletiva, 25(Supl.1):2411-2421, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer CNE/CES n.º 1.133, de 7 de agosto de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição. Diário Oficial da União. Brasília, 3 out. 2001c; Seção 1E, p.131.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES n.º 3, de 23 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 23 jun de 2014 – Seção 1 – pp. 8-11.
CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mistos. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FLEURY, S. Políticas de isolamento na pandemia: confrontação federativa, disputas discursivas e consequências político-sanitárias. In: SANTOS, A. O.; LOPES, L. T. (Org.). Principais Elementos. Coleção Covid-19. v. 1., Brasília, DF: Conselho Nacional de Secretários de Saúde, 2021.
GRIMMER, J.; STEWART, B. M. Text as data: the promise and pitfalls of automatic content analysis methods for political texts. Political Analysis, 2013.
NASCIMENTO, Elvira Lopes. A dupla semiotização dos objetos de ensino-aprendizagem: dos gestos didáticos fundadores aos gestos didáticos específicos. Signum: estudos da linguagem, v. 14, n. 1, p. 421-445, 2011.
OLIVEIRA, V. H. N. O. Juventudes, escola e cidade na pandemia da Covid-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 4, n. 10, 2020.
RATINAUD, P. IRAMUTEQ: Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires [Computer software]. 2009. Disponível em: < http://www.iramuteq.org >. Aceso em: 26 mar. 2016. Issn 2178-079x
SANTOS, S. S.; BRANDÃO, G. C. G.; ARAUJO, K. M. F. A. Social isolation: a look health elderly mental during the COVID-19 pandemic. Research, Society and Development. 2020; 9(7): 1-15, e392974244.
SPOSITO, M. E. B.; GUIMARÃES, R. B. Por que a circulação de pessoas tem peso na difusão da pandemia. Portal Eletrônico da UNESP [2020]. Disponível em: <https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/35626/por-que-a-circulacao-de-pessoas-tem-peso-na-difusao-da-pandemia>.
THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. J. Métodos de pesquisa em atividade física. Artmed Editora, 2009.
VERCELLI, L. C. A.. Aulas remotas em tempos de Covid-19: a percepção de discentes de um programa de mestrado profissional em educação. Revista @mbienteeducação. São Paulo: Universidade Cidade de São Paulo, v. 13, n. 2, p.47-60 Mai/Ago 2020.
WANG, C. et al. “A novel coronavirus outbreak of global health concern”. The Lancet, vol. 395 February, 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.