Percepção de discentes sobre o impacto da pandemia de COVID-19 nas atividades do mestrado profissional em saúde

Autores/as

  • Rosamaria Rodrigues Garcia Universidade Municipal de São Caetano do Sul-´SP
  • Raquel de Abreu Barbosa de Paula Universidade Municipal de São Caetano do Sul-´SP
  • Carlos Alexandre Felício Brito Universidade Municipal de São Caetano do Sul-´SP

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.349

Palabras clave:

mestrado profissional em saúde; ensino remoto; pesquisa científica; análise de conteúdo automatizada; COVID-19

Resumen

Introducción: La pandemia de COVID-19 cambió abruptamente la sociedad y abrió debilidades en los sistemas políticos y económicos. Las actividades de docencia e investigación se vieron afectadas, lo que obligó a las instituciones, docentes y estudiantes a reestructurar sus acciones. Objetivo: identificar la percepción de los estudiantes matriculados en el Programa de Maestría Profesional en Salud sobre los efectos de la pandemia en las actividades académicas y de investigación. Método: estudio cualitativo, cuantitativo, transversal, descriptivo, mediante cuestionario semiestructurado de Google Forms®. Se utilizó Análisis de Contenido Automatizado, con el software gratuito Iramuteq® para el tratamiento de datos. Resultados: se recibieron 26 respuestas, el 88,5% de los participantes están involucrados en el enfrentamiento a la pandemia. La calidad del corpus se consideró casi adecuada (64,71% de uso). Surgieron 685 ocurrencias, con 180 formas activas (palabras distintas) y 58 formas complementarias, formando un solo conjunto. El contenido se clasificó en 3 clases (grupos), según la clase jerárquica descendente. Las distribuciones de los segmentos de texto fueron diferentes. La clase 2 fue la más grande, con el 39,40% de los segmentos de texto, seguida de la clase 1 (33,3%) y la clase 3 (27,27%). Consideraciones finales: según la percepción de los participantes, la pandemia COVID-19 provocó cambios en las actividades académicas y de investigación. Las clases presenciales fueron reemplazadas por la enseñanza a distancia. Sin embargo, las actividades de investigación se vieron afectadas, principalmente en lo que respecta a la recopilación de datos y la continuidad de la investigación, lo que requirió adaptaciones. Se notó el efecto psíquico del aislamiento social y el cambio de estilo de vida, así como al convivir con colegas en actividades académicas y de orientación. Se pueden realizar nuevos estudios, con el objetivo de identificar los efectos longitudinales de la pandemia en las actividades académicas y de investigación.

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Biografía del autor/a

Rosamaria Rodrigues Garcia, Universidade Municipal de São Caetano do Sul-´SP

Fisioterapeuta, Doutora em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, na área de Serviços de Saúde Pública (2016), Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2002), Especialista em Gerontologia pela SBGG - Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (2013), possui especialização em Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é docente da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, no Programa de Mestrado Profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde e na Graduação. É docente do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gerontologia do Centro Universitário São Camilo. Leciona desde 2000 em Cursos de Graduação, Pós Graduação e Universidade Aberta a Terceira Idade. Tem experiência clínica em Saúde Pública, Saúde Coletiva, Gerontologia, Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia e Fisioterapia em Saúde Coletiva, além de gestão de equipe interdisciplinar e de Centros de Reabilitação e na temática Ensino em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino em saúde, gerontologia, saúde coletiva, saúde pública, práticas de cuidado e instituição de longa permanência para idosos.

Raquel de Abreu Barbosa de Paula, Universidade Municipal de São Caetano do Sul-´SP

Raquel de Abreu Barbosa de Paula, 46 anos, enfermeira e pedagoga. Bacharel em Enfermagem - Curso de Enfermagem e Obstetrícia. Escola de Enfermagem da USP/ São Paulo (1997). Especialização em Saúde Mental. Universidade Católica Dom Bosco/São Paulo (2018). Especialização em Enfermagem em Estomaterapia. Escola de Enfermagem da USP/São Paulo (2016). Especialização em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem.Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/FIOCRUZ/(2005). Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos - UTI. Escola de Enfermagem da USP/São Paulo (2000). Licenciatura em Enfermagem. Faculdade de Letras da USP/São Paulo (1998). Pedagogia - Habilitação em Administração Escolar do Ensino Fundamental e Médio. Faculdade de Educação, Ciências e Letras Don Domênico (2005). Atualmente é professora assistente da Faculdade do Litoral Sul Paulista, em Praia Grande - SP. Cursando pós graduação Gestão Hospitalar desde 2020. Cursando Mestrado Profissional Inovação no Ensino Superior em Saúde, na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, desde fevereiro de 2019.

Carlos Alexandre Felício Brito, Universidade Municipal de São Caetano do Sul-´SP

Possui graduação em Licenciatura Plena pela Faculdade de Educação Física de Santo Andre (1990), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2000); Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). É Professor Doutor da Universidade Paulista e Professor-ID da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Exerce a função na USCS na graduação no Núcelo Comum (Metodologia da Pesquisa) e na áre da Educação Física (Disciplinas Específicas). Atua nos Strictu Sensu da USCS em dois programas: i) Mestrado Profissional em Educação; ii) Mestrado Profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde. Atualmente, compõe o grupo de avaliadores do MEC-INEP e Gestor do Programa de Mestrado Profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde da USCS..

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Publicado

2021-09-18

Cómo citar

Rodrigues Garcia, R., de Abreu Barbosa de Paula, R., & Alexandre Felício Brito, C. (2021). Percepção de discentes sobre o impacto da pandemia de COVID-19 nas atividades do mestrado profissional em saúde . Devir Educação, 10–28. https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.349