Da resistência à corresponsabilidade: experiências ético-políticas do PIBID com futebol na educação física escolar

Autores

  • Andreia Dias Eustáquio Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS
  • Fagner José Passos Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS
  • Arnaldo Sifuentes Leitão Instituto Federal do Sul de Minas - IFSULDEMINAS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v10i1.1118

Palavras-chave:

PIBID, Educação Física escolar, Gênero, mediação pedagógica

Resumo

Este artigo analisa uma experiência do PIBID em aulas de Educação Física que mobilizou o Fútbol Callejero e o Futebol Generificado como dispositivos ético-políticos para tensionar normatividades de gênero e ampliar a participação de meninas no futebol escolar. Essa investigação, de abordagem qualitativa, fundamentou-se nos preceitos da pesquisa colaborativa, a mesma ocorreu em duas escolas públicas com cerca de 200 estudantes (4º ao 7º ano), envolvendo professora bolsista, supervisor e orientação docente. A produção de dados incluiu diários de campo, registros iconográficos e rodas de conversa, analisados por meio de um processo de categorização e triangulação entre fontes. Os resultados são apresentados em três chaves: (1) Afetos em jogo: emergência de sensibilidades e aberturas ao outro; (2) Da resistência à escuta e negociação: conflitos gerando reposicionamentos e regras co-construídas; (3) Normatividades ético-políticas: elaboração discursiva e novas normas de convivência. Conclui-se que práticas mediadas, sem árbitro e com validações que exigem a participação das meninas, deslocam hierarquias, favorecem reconhecimento e corresponsabilidade e contribuem para a formação docente inicial ao articular corpo-movimento, linguagem e justiça escolar no âmbito do PIBID.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Dias Eustáquio, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS

Técnica em Alimentos, formada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Machado. Atualmente, curso Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho. Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que é ofertado pela CAPES.Minha formação está profundamente alinhada com os princípios da educação libertadora de Paulo Freire, que defende o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem. Acredito em uma educação dialógica, em que o ensino se dá por meio do respeito à experiência e ao saber do educando, promovendo o pensamento crítico e reflexivo. Busco, em minhas práticas pedagógicas, criar um ambiente de aprendizado que incentive a autonomia dos estudantes, permitindo que construam seu conhecimento de forma coletiva, integrando teoria e prática em um processo contínuo de transformação.

Fagner José Passos, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS

graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais Campus Muzambinho (2013), e especializações em Práticas Pedagógicas (UFOP, 2014), Esportes e Atividades Inclusivas para Pessoas com Deficiência (UFJF, 2017) e Educação Especial e Treinamento Desportivo (Faveni, 2020). Mestre em Educação Física pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais Campus Muzambinho (2025). Sou professor efetivo da Educação Básica nas prefeituras de Monte Belo e Juruaia (MG) e supervisor do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Educação Física no Centro de Ciências Aplicadas à Educação e Saúde (CeCAES) do IFSULDEMINAS.

Arnaldo Sifuentes Leitão, Instituto Federal do Sul de Minas - IFSULDEMINAS

Docente e coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF-IFSULDEMINAS). Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Presidente Prudente). Possuo Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo (USP) e Licenciatura em Educação Física pela UNESP - Bauru. Realizo pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (PPGEF/UNIVASF). Atuei como professor de Educação Física na rede pública de ensino de São Paulo (estadual e municipal) e atualmente sou professor nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS - Muzambinho). Coordeno o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Educação Física, e lidero o Grupo de Estudos e Pesquisas de Professores(as) de Educação Física (GEPROFEF). Integro o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (EscolaR) da Faculdade de Educação Física da UNICAMP e o núcleo de pesquisa Corporalidades, vinculado ao Grupo de Pesquisa em Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC). Também sou membro da Rede Internacional de Investigação Pedagógica em Educação Física Escolar (REIIPEFE). Atuei como investigador convidado da Facultad de Ciencias del Deporte y la Educación Física da Universidad de Cundinamarca (UDEC-Colômbia). Atualmente, integro o comitê científico da Revista Cuadernos de Investigación da Universidad Adventista de Chile (UNACH). Minhas áreas de interesse abrangem Educação Física na Educação Infantil e Ensino Fundamental, Formação de Professores(as), Mídias e Tecnologias, Educação Física e Linguagens, além de Ética, Valores e Cidadania.

Referências

BANDY, Susan J. Estudos de gênero e esportes: uma perspectiva histórica / Gender and sports studies: an historical perspective. Trad. Mariane da Silva Pisani. Ponto Urbe [Online], 29, 2021. Postado online em 27 dez. 2021. Consultado em 08 dez. 2022. Disponível em: https://revistas.usp.br/pontourbe/article/view/217266/198718. Acesso em: jan. de 2024

BIRULÉS, Fina. O mundo em jogo: Hannah Arendt. 1. ed. São Paulo: Manole, 2025.

BUTLER, Judith. Corpos que importam: os limites discursivos do sexo. São Paulo: Crocodilo Edições, 2019.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 1. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CORREIA, Marcos Miranda; DEVIDE, Fabiano Pries; TELLES, Silvio de Cássio Costa; LUTZ, Thulyo; MURAD, Maurício; OLIVEIRA, Gabriela Aragão Souza. O discurso da licenciatura em Educação Física sobre as questões de gênero na formação profissional em Educação Física. Salusvita, Bauru, v. 1, n. 35, p. 67-83, 2016.

DAMIANI, Magda Floriana et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. | Pelotas [45] 57 – 67, 2013. Disponível em: https://guaiaca.ufpel.edu.br/bitstream/handle/prefix/5816/Discutindo_pesquisas_do_tipo_intervencao_pedagogica.pdf;jsessionid=2A0218B68E51672C01CF846D16AFB5FD?sequence=1.

Acesso em: 01 abr. 2025.

DESGAGNÉ, Serge. O conceito de pesquisa colaborativa: A ideia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos. Université Laval, Québec-Canadá. Tradução Adir Luiz Ferreira Margarete Vale Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Revista Educação em Questão, Natal, v. 29, n. 15, p. 7-35, maio/ago. 2007.

DEVIDE, Fabiano Pries et al. Estudos de gênero na Educação Física Brasileira. Motriz: Revista de Educação Física, Rio Claro, v. 17, n. 1, p. 93-103, jan./mar. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/motriz/a/vdH5QcysDZcqrTk4hNZsqYJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 mar. 2025.

FRANCO, Maria Amélia Do Rosario Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. 247. ed. Brasília: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 2016. 534-551 p. v. 97.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos (Coleção pesquisa qualitativa). Porto Alegre: Artmed, 2009.

GOELLNER, Silvana Vilodre. Gênero e esporte na historiografia brasileira: balanços e potencialidades. Tempo [Online], v. 19, n. 34, jan.-jun. 2013. p. 45-52. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tem/a/vbn6CksZ5vyDDpKrCZPWMhS/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 mar. 2025.

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa colaborativa: Investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília/DF: Liber Livro Editora, 2008.

LEITÃO, Arnaldo Sifuentes; BETTI, Mauro; SO, Marcos Roberto; GRILLO, Rogério de Melo; RODRIGUES, Gilson Santos. Os conteúdos da Educação Física na área de linguagens em perspectiva semiótico-pragmaticista. Revista Movimento, Porto Alegre, 2025. (no prelo)

PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1990.

TAYLOR, Charles. A ética da autenticidade. Tradução Talyta Carvalho. São Paulo: É Realizações, 2011.

Downloads

Publicado

2026-01-22

Como Citar

Dias Eustáquio, A., José Passos, F., & Sifuentes Leitão, A. (2026). Da resistência à corresponsabilidade: experiências ético-políticas do PIBID com futebol na educação física escolar. Devir Educação, 10(1), e-1118. https://doi.org/10.30905/rde.v10i1.1118

Edição

Seção

Dossiê