A educação básica como caminho fértil para o exercício da compaixão
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v10i1.1009Palavras-chave:
Ser humano; Educação; Compaixão; Virtudes; Aprendizagem.Resumo
O presente ensaio tem como objetivo analisar a educação básica como um espaço privilegiado para a formação da compaixão, compreendida como valor ético e prática formativa fundamental frente a modelos educacionais marcados pelo individualismo e pela fragmentação do conhecimento. A problematização central do estudo questiona de que modo a escola pode contribuir para a construção de sujeitos empáticos, capazes de reconhecer o outro e a si mesmos em uma perspectiva relacional e solidária. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, de natureza teórico-reflexiva, fundamentada na análise da obra 12 passos para uma vida de compaixão, de Karen Armstrong, em diálogo com contribuições da História, da Biologia e da Filosofia. O referencial teórico mobiliza autores e figuras históricas como Sócrates, Jesus, Buda, Maomé, Martin Luther King, Nelson Mandela e o Dalai Lama, compreendidos como exemplos históricos de práticas compassivas e hospitalidade ética. Argumenta-se que o reconhecimento da dimensão biológica e histórica do egoísmo humano exige processos educativos intencionais voltados ao desenvolvimento da empatia, por meio da construção de novos hábitos de pensamento, sentimento e ação. Defende-se, por fim, que a educação básica, especialmente por meio da arte e do diálogo, possui potencial para promover exercícios formativos que favoreçam a sabedoria, a convivência e a superação do egocentrismo, propondo-se um percurso didático contínuo de aprendizagem e partilha entre educadores e educandos.
Downloads
Referências
ARMSTRONG, Karen. Em nome de Deus: o fundamentalismo no judaísmo, no cristianismo e no islamismo. Trad. de Hildegard Feist. São Paulo, 2001.
ARMSTRONG, Karen. Breve história do mito. Tradução de Celso Nogueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
ARMSTRONG, Karen. A grande transformação: o mundo na época de Buda, Confúcio e Jeremias. Trad. Hildegard Feist. São Paulo, 2008.
ARMSTRONG, Karen. 12 passos para uma vida de compaixão. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora Ágape, 2011.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Cristiano. Comum: ensaio sobre a revolução no século XXI. Trad. Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Devir Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.
