Competência-máquina: a BNCC e a formação de capital humano neoliberal

Autores

  • Amarildo Inácio dos Santos Instituto Federal do Paraná - IFPR

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1006

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Capital humano, Currículo

Resumo

Apesar de a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ser um documento de caráter normativo, ela é bastante contraditória, haja vista que foi aprovada em um momento de profunda crise política no Brasil, que culminou com um processo de impeachment que depôs a presidenta Dilma Rousseff. De todo modo, o fato é que esse documento foi aprovado e vem reconfigurando os currículos da educação básica brasileira, alinhando-a aos padrões projetados pelas potências econômicas do Norte global. Diante disto, emergiu a seguinte questão propulsora de pesquisa: que sujeito a BNCC visa a produzir na contemporaneidade neoliberal? O objetivo delineado na investigação é problematizar a produção subjetiva engendrada pela BNCC, relacionando-a à contemporaneidade, marcada pelo neoliberalismo globalizado. O presente estudo se desenvolveu em ancoragem epistemológica pós-estruturalista e valeu-se das estratégias pesquisa documental e bibliográfica para realizar uma análise arqueogenealógica. As análises possibilitam concluir que a Base Nacional Comum Curricular visa a produzir um sujeito com habilidades e competências que são interessantes ao mercado. Isto é, almeja produzir um sujeito empresa de si, o homo oeconomicus, que pode ser pensado como uma competência-máquina, alguém que participa do jogo sem questionar as regras legitimando-as. A BNCC, assim, reduz a educação à formação de capital humano e a esvazia de sua potência.

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Biografia do Autor

Amarildo Inácio dos Santos, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Professor Adjunto do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus União da Vitória. É pesquisador de Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (PPGEDU/UFBA) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (PPGE/FURB). Possui Licenciatura em Música pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Unyleya, onde também concluiu Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. É membro da Associação Latino-Americana de Investigação em Educação (ALIE), da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Atua como pesquisador nas áreas de educação escolar e laicidade, com ênfase na análise das influências da moral judaico-cristã na conformação de currículos escolares brasileiros. Seus estudos abrangem, ainda, políticas curriculares, processos de subjetivação e dinâmicas de governamentalidade biopolítica, inseridos no contexto da globalização neoliberal contemporânea.

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Publicado

2025-08-12

Como Citar

dos Santos, A. I. (2025). Competência-máquina: a BNCC e a formação de capital humano neoliberal . Devir Educação, 9(1), e-1006. https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1006

Edição

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Artigos