Revisión sistemática de la literatura: lenguaje de programación Logo en la enseñanza de la geometría matemática.

Autores/as

  • Guilherme Barbosa Biriba Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Jamille Silva Madureira Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Henrique Nou Schneider Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.799

Palabras clave:

Linguagem de Programação logo, Construcionismo, Ensino de matemática, Ensino de geometria

Resumen

Esta investigación tuvo como objetivo analizar las producciones científicas publicadas en la base de datos del Catálogo de Tesis y Disertaciones de la Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (Capes) y en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD), en el período comprendido entre 2016 y 2021, con miras a realizar un relevamiento del estado del conocimiento que tiene relación con el uso del lenguaje de programación Logo y la enseñanza de las matemáticas. Se trata de una encuesta de revisión de la literatura, que busca identificar y analizar cualitativamente datos de las obras que constituyeron el corpus investigado.

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Biografía del autor/a

Guilherme Barbosa Biriba, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestre em Educação (UFS), Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Informática na Educação – GEPIED/UFS/CNPq

Jamille Silva Madureira, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutoranda em Educação (Universidade Federal de Sergipe), Mestra em Ciência da Computação (Universidade Federal de Sergipe), Especialista em Administração de Sistemas de Informação (Universidade Federal de Lavras), Bacharel em Ciência da Computação (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), Licenciada em Informática (Centro Universitário Leonardo da Vinci) e Tecnóloga em Jogos Digitais (Centro Universitário Leonardo da Vinci). Foi professora temporária no Instituto Federal Baiano, professora efetiva do Instituto Federal da Bahia e Instituto Federal Baiano. Desde 2014 é professora no Instituto Federal Sergipe, atualmente no campus Estância. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Informática e Educação - GEPIED/CNPq/UFS. Tem experiência na área de Ciência da Computação e Educação, atuando nas seguintes áreas de pesquisa: pensamento computacional, aprendizagem criativa, jogos digitais educacionais e gamificação.

Henrique Nou Schneider, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Bacharel em Engenharia Civil (UFS) Mestre em Computação (UNICAMP) Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas (UFSC) Atividade profissional: Professor aposentado no IFS e Professor efetivo na UFS nos cursos de graduação em Computação (Ciência da Computação, Sistema de Informação e Engenharia de Computação) e de pós- graduação em Educação (mestrado e doutorado). Líder do GEPIED/UFS/CNPq

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Publicado

2024-01-12

Cómo citar

Guilherme Barbosa Biriba, Jamille Silva Madureira, & Henrique Nou Schneider. (2024). Revisión sistemática de la literatura: lenguaje de programación Logo en la enseñanza de la geometría matemática. Devir Educação, 8(1), e–799. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.799