O lugar das ideias na construção da identidade na América Latina e o perigo de uma história única

Autores/as

  • Maurício Inácio dos Santos Universidade Federal de Juiz de Fora -UFJF
  • Rosária Aparecida Dias Eugênio Resende Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.724

Palabras clave:

Ideas; Lugar; Historia; Identidad.

Resumen

El debate sobre las ideas presentes en la historia de América Latina tiene especial relevancia en la construcción identidad de su memoria. Pero cuestionar si están o no fuera de lugar hace más intrigante este debate, al mismo tiempo que demuestra la importancia que ha adquirido la historia intelectual en el contexto latinoamericano, especialmente en Brasil, que tuvo su historia marcada por miles de conflictos políticos y políticos. acontecimientos económicos, transformaciones, construcción de identidades, luchas e incertidumbres. La formación de nuestra identidad como pueblo está permeada por varias ideas que se originaron en Europa y aquí estructuraron diferentes discursos, prácticas y representaciones que están en las trayectorias individuales y de colectivos enteros. De ahí la importancia del debate de ideas en este proceso. El objetivo de este texto bibliográfico es discutir el tema propuesto, tratando de ajustar el enfoque entre el lugar y el no lugar de las ideas en la historia de América Latina y resaltar la importancia de pensar la historia de manera plural, tratando de evitar el riesgo del peligro de una historia única y totalizadora, que muchas veces prevaleció en la historia de las ideas en el continente americano, en la medida en que el “eurocentrismo” se afirmó con sus ideas hegemónicas, provocando la negación de las ideas locales, al mismo tiempo que provocó un “epistemicidio” en nuestra historia, al negar o menospreciar el saber de los pueblos originarios y africanos que tuvieron sus ideas silenciadas en la formación de nuestro pueblo, siempre como algo extraño, menor y sin valor.

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Biografía del autor/a

Maurício Inácio dos Santos, Universidade Federal de Juiz de Fora -UFJF

Doutorando em Educação pela UFJF, Professor Maurício Inácio dos Santos é Mestre em Educação pela UFLA (2018), na Área de Formação de Professores, Linha Linguagens, Diversidade Cultural e Inovações Pedagógicas/Teoria Crítica da Educação, pós-graduado, com especialização em Design Instrucional para EAD Virtual pela UNIFEI de Itajubá (2015), em Alfabetização e Letramento pela UFSJ em São João Del Rei (2014), em Gestão Escolar pela UNINCOR de Três Corações (2013) e História e Construção Social do Brasil, UNINCOR em Três Corações (2005). É graduado no Curso de Licenciatura em Pedagogia pela UFSJ (2015) e possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Vale do Rio Verde (2001). Bacharelado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e formado em Filosofia pelo Instituto Filosófico São José (1994). Foi professor Mestre da Fundação Presidente Antônio Carlos/ Unipac-Lambari lecionando várias disciplinas no curso de Pedagogia, Administração e Ciências Contábeis , trabalhando também como coordenador da CPA da Instituição entre 2002 a 2022, Atualmente é professor de História da rede pública de Minas Gerais, na Escola Estadual Prof Maria Rita Lisboa Pereira Santoro, em Lambari , lecionando a disciplina de História no Ensino Médio.Participa atualmente do grupo de estudos GEFILE, da UFJF, com estudos em Bérgson Pós Colonial. Área de pesquisa e interesse: Filosofia, Educação e História, com pesquisa sobre tempo, memória e experiência em Walter Benjamin e seu enfraquecimento na contemporaneidade.

Rosária Aparecida Dias Eugênio Resende, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Mestre em Educação e Formação Humana (UEMG), possui especialização em Inspeção Escolar (UNIPAC), Filosofia Contemporânea(UFSJ) e Coordenação Pedagógica(UFV) , graduação em Pedagogia e História. Trabalhou como Técnico em Educação, lotada na Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura de Barbacena, atuando inicialmente na função de Inspetora Escolar e posteriormente no setor de Programas e Projetos. Atualmente é professora efetiva da Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade de Barbacena, atuando nos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais, leciona as disciplinas de História da Educação, Educação de Jovens e Adultos, Contação de Histórias e Teatro na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Professora pesquisadora, coordenadora do grupo de pesquisa, "História e Históriografia da Educação, Metodologias Ativas e Artes".

Citas

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Publicado

2023-12-21

Cómo citar

dos Santos, M. I., & Dias Eugênio Resende, R. A. . (2023). O lugar das ideias na construção da identidade na América Latina e o perigo de uma história única. Devir Educação, 7(1), e–724. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.724