O lugar das ideias na construção da identidade na América Latina e o perigo de uma história única

Authors

  • Maurício Inácio dos Santos Universidade Federal de Juiz de Fora -UFJF
  • Rosária Aparecida Dias Eugênio Resende Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.724

Keywords:

Ideas; Place; History; Identity.

Abstract

The debate on the ideas present in the history of Latin America is of special relevance in the identity construction of its memory. But questioning whether or not they are out of place makes this debate more intriguing, while demonstrating the importance that intellectual history has acquired in the Latin American context, especially in Brazil, which had its history marked by thousands. of political and economic events, transformations, construction of identities, struggles and lack of definitions. The formation of our identity as a people is permeated by several ideas that originated in Europe and here structured different discourses, practices and representations that are in the individual trajectories and of entire collectives. Hence the importance of debating ideas in this process. The objective of this bibliographical text is to discuss the proposed theme, trying to adjust the focus between the place and non-place of ideas in the history of Latin America and to highlight the importance of thinking about history in a plural way, trying to avoid the risk of danger. of a unique and totalizing history, which often prevailed in the history of ideas in the American continent, to the extent that “Eurocentrism” asserted itself with its hegemonic ideas, provoking the denial of local ideas, at the same time that it provoked an “epistemicide” in our history, to the extent that it denied or belittled the knowledge of native and African peoples who had their ideas silenced in the formation of our people, always as something strange, minor and worthless.

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Author Biographies

Maurício Inácio dos Santos, Universidade Federal de Juiz de Fora -UFJF

Doutorando em Educação pela UFJF, Professor Maurício Inácio dos Santos é Mestre em Educação pela UFLA (2018), na Área de Formação de Professores, Linha Linguagens, Diversidade Cultural e Inovações Pedagógicas/Teoria Crítica da Educação, pós-graduado, com especialização em Design Instrucional para EAD Virtual pela UNIFEI de Itajubá (2015), em Alfabetização e Letramento pela UFSJ em São João Del Rei (2014), em Gestão Escolar pela UNINCOR de Três Corações (2013) e História e Construção Social do Brasil, UNINCOR em Três Corações (2005). É graduado no Curso de Licenciatura em Pedagogia pela UFSJ (2015) e possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Vale do Rio Verde (2001). Bacharelado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e formado em Filosofia pelo Instituto Filosófico São José (1994). Foi professor Mestre da Fundação Presidente Antônio Carlos/ Unipac-Lambari lecionando várias disciplinas no curso de Pedagogia, Administração e Ciências Contábeis , trabalhando também como coordenador da CPA da Instituição entre 2002 a 2022, Atualmente é professor de História da rede pública de Minas Gerais, na Escola Estadual Prof Maria Rita Lisboa Pereira Santoro, em Lambari , lecionando a disciplina de História no Ensino Médio.Participa atualmente do grupo de estudos GEFILE, da UFJF, com estudos em Bérgson Pós Colonial. Área de pesquisa e interesse: Filosofia, Educação e História, com pesquisa sobre tempo, memória e experiência em Walter Benjamin e seu enfraquecimento na contemporaneidade.

Rosária Aparecida Dias Eugênio Resende, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Mestre em Educação e Formação Humana (UEMG), possui especialização em Inspeção Escolar (UNIPAC), Filosofia Contemporânea(UFSJ) e Coordenação Pedagógica(UFV) , graduação em Pedagogia e História. Trabalhou como Técnico em Educação, lotada na Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura de Barbacena, atuando inicialmente na função de Inspetora Escolar e posteriormente no setor de Programas e Projetos. Atualmente é professora efetiva da Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade de Barbacena, atuando nos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais, leciona as disciplinas de História da Educação, Educação de Jovens e Adultos, Contação de Histórias e Teatro na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Professora pesquisadora, coordenadora do grupo de pesquisa, "História e Históriografia da Educação, Metodologias Ativas e Artes".

References

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Published

2023-12-21

How to Cite

dos Santos, M. I., & Dias Eugênio Resende, R. A. . (2023). O lugar das ideias na construção da identidade na América Latina e o perigo de uma história única. Devir Educação, 7(1), e–724. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.724