Contribuciones de Umberto Eco a la elaboración de una tesis en ciencias humanas: lecciones sobre la investigación actual

Autores/as

  • Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN
  • Karoline Louise Silva da Costa Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/RN
  • Marlúcia Menezes de Paiva Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.624

Palabras clave:

Notas de leitura; Escrita da tese; Ciências humanas; Pesquisa acadêmica.

Resumen

El trabajo consiste en notas de lectura del libro Como se faz a thesis em Ciências Humanas, de Umberto Eco. El libro estudiado es una traducción de Ana Falcão y Luís Leitão, 14ª Edición, en São Paulo, por la editorial Perspectiva, en 2007. La pregunta que guió el estudio fue: ¿Cómo debemos proceder para escribir una tesis doctoral? Con esto, el objetivo es analizar el libro, con el fin de presentar las lecciones explicadas por el autor, en lo que se refiere a la construcción de la tesis en el área de Ciencias Humanas. En cuanto a la metodología adoptada, sigue las proposiciones de un enfoque cualitativo y destaca la elaboración de notas de lectura que surgieron de las discusiones e interpretaciones ocasionadas por el análisis de la obra. Como resultado, inferimos que, si bien el libro fue publicado en 1980, presenta lineamientos que aún se encuentran vigentes, en el contexto de la redacción de una tesis doctoral, ya que el inicio/hilo conductor de esta producción académica se da a través de la formulación de un pide un número finito de movimientos. Así, la lección más obvia es que el investigador debe quedar encantado con la tesis, para que su construcción primaria pueda ramificarse en fuentes secundarias, para nuevas producciones posteriores, como artículos y libros.

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Biografía del autor/a

Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - PPGEP do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, Campus Natal central, na linha de História, Memória e Historiografia da Educação Profissional. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN na linha de Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente (2015). Especialista em Educação, na área de Ensino e Currículo (2010) pela UERN e graduada em Pedagogia pela UERN (2007). Professora de Didática, em regime de dedicação exclusiva, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Mossoró. Professora do curso de Especialização em Educação e Contemporaneidade do IFRN, Campus Mossoró. Atuou como professora efetiva da Educação Infantil na rede pública municipal (2010 a 2012). Atuou como professora colaboradora do Departamento de Educação da Faculdade de Educação da UERN de 2010 a 2015 ministrando disciplinas pedagógicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na educação profissional, prática de ensino e saberes docentes, educação e trabalho, didática, alfabetização e letramento, educação infantil, desenvolvimento profissional, educação inclusiva e narrativas (auto) biográficas.

Karoline Louise Silva da Costa, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/RN

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação Profissional (PPGEP), pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN, campus Natal na linha de História, Memória e Historiografia da Educação Profissional.  Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Licenciada em Pedagogia pela UFRN. Atua na Educação Profissional como Pedagoga na instituição de Ensino Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/RN, além de ser professora e orientadora do Curso de Pedagogia. Possui experiência em docência no ensino superior e na Educação Profissional, com ênfase nos seguintes temas: História da Educação, Ensino Profissional, Intelectuais, Higienismo, Alfabetização, Didática, Prática de professoras e Ensino-Aprendizagem, além da Gestão Educacional e Empresarial.

Marlúcia Menezes de Paiva, Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professora Titular do Centro de Educação da UFRN. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1969), doutorado em Educação: História e Filosofia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e pós-doutorado em educação na Ècole des Hautes Études en Sciences Sociales-EHESS e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000-2001). Tem experiência na área de Educação (pesquisa, ensino e extensão), com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história da educação, história das práticas sócio-educativas da igreja Católica. A ênfase de suas pesquisas e publicações ocorre na área da educação não formal, particularmente na educação popular.

Citas

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Archivos adicionales

Publicado

2023-04-06

Cómo citar

Nogueira de Oliveira Fernandes, A., Silva da Costa, K. L. ., & Menezes de Paiva, M. (2023). Contribuciones de Umberto Eco a la elaboración de una tesis en ciencias humanas: lecciones sobre la investigación actual. Devir Educação, 7(1), e–624. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.624