Umberto Eco contributions to the fabric of a thesis in human sciences: lessons about present research

Authors

  • Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN
  • Karoline Louise Silva da Costa Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/RN
  • Marlúcia Menezes de Paiva Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.624

Keywords:

Notas de leitura; Escrita da tese; Ciências humanas; Pesquisa acadêmica.

Abstract

The work consists of reading notes of the book Como se faz a thesis em Ciências Humanas, by Umberto Eco. The book studied is a translation by Ana Falcão and Luís Leitão, 14th Edition, in São Paulo, by publisher Perspectiva, in 2007. The question that guided the study was: How should we proceed in order to write a doctoral thesis? With this, the objective is to analyze the book, in order to present the lessons explained by the author, with regard to the construction of the thesis in the area of ​​Human Sciences. Regarding the methodology adopted, it follows the propositions of a qualitative approach and highlights the preparation of reading notes that emerged from the discussions and interpretations occasioned by the analysis of the work. As a result, we infer that, although the book was published in 1980, it presents guidelines that are still in force, in the context of writing a doctoral thesis, since the beginning/guiding thread of this academic production occurs through the formulation of a asks a finite number of moves. Thus, the most obvious lesson is that the researcher must be enchanted by the thesis, so that its primary construction can branch into secondary sources, for new later productions, such as articles and books.

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Author Biographies

Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - PPGEP do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, Campus Natal central, na linha de História, Memória e Historiografia da Educação Profissional. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN na linha de Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente (2015). Especialista em Educação, na área de Ensino e Currículo (2010) pela UERN e graduada em Pedagogia pela UERN (2007). Professora de Didática, em regime de dedicação exclusiva, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Mossoró. Professora do curso de Especialização em Educação e Contemporaneidade do IFRN, Campus Mossoró. Atuou como professora efetiva da Educação Infantil na rede pública municipal (2010 a 2012). Atuou como professora colaboradora do Departamento de Educação da Faculdade de Educação da UERN de 2010 a 2015 ministrando disciplinas pedagógicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na educação profissional, prática de ensino e saberes docentes, educação e trabalho, didática, alfabetização e letramento, educação infantil, desenvolvimento profissional, educação inclusiva e narrativas (auto) biográficas.

Karoline Louise Silva da Costa, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/RN

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação Profissional (PPGEP), pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN, campus Natal na linha de História, Memória e Historiografia da Educação Profissional.  Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Licenciada em Pedagogia pela UFRN. Atua na Educação Profissional como Pedagoga na instituição de Ensino Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/RN, além de ser professora e orientadora do Curso de Pedagogia. Possui experiência em docência no ensino superior e na Educação Profissional, com ênfase nos seguintes temas: História da Educação, Ensino Profissional, Intelectuais, Higienismo, Alfabetização, Didática, Prática de professoras e Ensino-Aprendizagem, além da Gestão Educacional e Empresarial.

Marlúcia Menezes de Paiva, Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professora Titular do Centro de Educação da UFRN. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1969), doutorado em Educação: História e Filosofia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e pós-doutorado em educação na Ècole des Hautes Études en Sciences Sociales-EHESS e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000-2001). Tem experiência na área de Educação (pesquisa, ensino e extensão), com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história da educação, história das práticas sócio-educativas da igreja Católica. A ênfase de suas pesquisas e publicações ocorre na área da educação não formal, particularmente na educação popular.

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Published

2023-04-06

How to Cite

Nogueira de Oliveira Fernandes, A., Silva da Costa, K. L. ., & Menezes de Paiva, M. (2023). Umberto Eco contributions to the fabric of a thesis in human sciences: lessons about present research. Devir Educação, 7(1), e–624. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.624