Literacy in the design of the pnaic program
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.557Resumen
Este artículo tiene como objetivo analizar las propuestas y fundamentos de la alfabetización presentes en el programa Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Correcta (PNAIC). Para ello, se optó por la investigación documental, centrando el análisis en los cuadernos de formación que sustentan el mencionado programa. La investigación abordó el entendimiento de que el PNAIC se estructura a partir de un currículo inclusivo, que posibilita que el niño se apropie no solo de la lectura y la escritura, sino también de la lectoescritura en su dimensión política y pedagógica, respetando la diversidad y heterogeneidad asociadas a este proceso. y, para ello, sitúa sus bases pedagógicas en la valorización del derecho a la educación y en el tiempo de alfabetización, pensando principalmente, en los currículos, la organización del trabajo pedagógico y la formación de docentes.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Elementos Conceituais e Metodológicos para Definição dos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos) do Ensino Fundamental. Brasília, dezembro/ 2012b.
BALL, Stephen. Sociologia das Políticas Educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa política educacional. Currículo sem fronteiras. V.6, n.2, pp10-32, Jul/Dez.2006. Disponível em: www.currículosemfronteiras.org.
CRUZ, Magno do Carmo Silva. Avaliação no ciclo de alfabetização: o monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem das crianças. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem. Brasília: MEC, SEB, 2012.
MOREIRA, Antônio Flávio; ARROYO, Miguel Gonzáles; et. al. (Coordenadores). Brasília:
MEC/Secretaria de Educação Básica, 2007.
FERNANDES, Domingos. Articulação da aprendizagem, da avaliação e do ensino: questões teóricas, práticas e metodológicas. In: ALVES, Maria Palmira; KETELE, Jean-Marie de (orgs.). Do currículo à avaliação, da avaliação ao currículo. Porto Editora: Portugal, 2011.
FREIRE, Paulo. Considerações sobre o ato de estudar. In: ________. Ação cultural para a
liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
GATTI, Bernadete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília:Liber Livro Editora, 2007.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar respeitar primeiro avaliar depois - Porto Alegre; Mediação, 2013.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mito & Desafio: uma perspectiva construtivista. 18. ed.
Porto Alegre: Mediação, 1995.
MAINARDES, J. A organização da escolaridade em ciclos: ainda um desafio para os sistemas de ensino. In: Franco, Creso (org.). Avaliação, ciclos e promoção na educação. Porto Alegre: Artmed, 2001. P. 35-68.
MÉNDEZ, Juan Manuel Álvarez. Avaliar para conhecer, examinar para excluir.
Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico[recurso
eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo:
Feevale, 2013.
SOUSA, Sandra Zákia. Avaliação, ciclos e qualidade do Ensino Fundamental: uma relação a ser construída. In: CAPES: Revista EstuLIBÃNEO. J.C.; OLIVEIRA, J.F.; TOSCHI, M. S. EDUCAÇÃO ESCOLAR: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012.
ZABALZA, Miguel. Qualidade na Educação Infantil. Artmed: Porto Alegre, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Devir Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.