Alfabetização na concepção do programa pnaic
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.557Abstract
This article aims to analyze the proposals and foundations of literacy present in the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC) program. To this end, we opted for documental research, focusing the analysis on the training notebooks that underlie the aforementioned program. The research approached the understanding that the PNAIC is structured from an inclusive curriculum, which makes it possible for the child to appropriate not only reading and writing, but also literacy in its political and pedagogical dimension, respecting the associated diversity and heterogeneity. to this process and, for that, it places its pedagogical bases in the valorization of the right to education and in the literacy time, thinking mainly, the curricula, the organization of pedagogical work and teacher training.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Elementos Conceituais e Metodológicos para Definição dos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos) do Ensino Fundamental. Brasília, dezembro/ 2012b.
BALL, Stephen. Sociologia das Políticas Educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa política educacional. Currículo sem fronteiras. V.6, n.2, pp10-32, Jul/Dez.2006. Disponível em: www.currículosemfronteiras.org.
CRUZ, Magno do Carmo Silva. Avaliação no ciclo de alfabetização: o monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem das crianças. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem. Brasília: MEC, SEB, 2012.
MOREIRA, Antônio Flávio; ARROYO, Miguel Gonzáles; et. al. (Coordenadores). Brasília:
MEC/Secretaria de Educação Básica, 2007.
FERNANDES, Domingos. Articulação da aprendizagem, da avaliação e do ensino: questões teóricas, práticas e metodológicas. In: ALVES, Maria Palmira; KETELE, Jean-Marie de (orgs.). Do currículo à avaliação, da avaliação ao currículo. Porto Editora: Portugal, 2011.
FREIRE, Paulo. Considerações sobre o ato de estudar. In: ________. Ação cultural para a
liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
GATTI, Bernadete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília:Liber Livro Editora, 2007.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar respeitar primeiro avaliar depois - Porto Alegre; Mediação, 2013.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mito & Desafio: uma perspectiva construtivista. 18. ed.
Porto Alegre: Mediação, 1995.
MAINARDES, J. A organização da escolaridade em ciclos: ainda um desafio para os sistemas de ensino. In: Franco, Creso (org.). Avaliação, ciclos e promoção na educação. Porto Alegre: Artmed, 2001. P. 35-68.
MÉNDEZ, Juan Manuel Álvarez. Avaliar para conhecer, examinar para excluir.
Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico[recurso
eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo:
Feevale, 2013.
SOUSA, Sandra Zákia. Avaliação, ciclos e qualidade do Ensino Fundamental: uma relação a ser construída. In: CAPES: Revista EstuLIBÃNEO. J.C.; OLIVEIRA, J.F.; TOSCHI, M. S. EDUCAÇÃO ESCOLAR: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012.
ZABALZA, Miguel. Qualidade na Educação Infantil. Artmed: Porto Alegre, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Devir Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.