Experiências e memórias: o trabalho com diários reflexivos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.315

Palabras clave:

identidade docente, diários reflexivos, formação de professores

Resumen

Este artigo apresenta a síntese reflexiva a respeito das experiências vivenciadas, por mim, enquanto jovem docente de Língua Portuguesa, durante o processo de entrada como professor no Ensino Superior, embasando-me no Sistema da Avaliatividade de Martin e White (2005), Vian Jr. (2010). Nessa perspectiva, as indagações iniciais são: a) quais foram as principais preocupações expostas nos diários? b) como essas preocupações se realizam linguisticamente? Para tanto, com base na teoria a respeito dos diários reflexivos, como uma produção intimista e reveladora dos fatos vivenciados, respaldo-me em Zabalza (1994) e Reichmann (2007). A metodologia utilizada para essa investigação é a da pesquisa qualitativa, por meio da elaboração de diários reflexivos; descrevendo ações relacionadas ao processo de seleção e as angústias existentes a partir desse. Telles (2002). Essa pesquisa faz-se necessária por investigar os fatores vivenciados em um novo contexto profissional e as implicações que podem ser causadas aos professores iniciantes. Espera-se, então, contribuir com os jovens docentes que anseiam lecionar no Ensino Superior, por meio da discussão sobre as incertezas e as inseguranças encontradas nesse processo. Dado isso, os resultados sinalizam como as relações sentimentais e de afeto estão conectadas à formação docente e, ainda, este artigo também pode servir de aporte para a reflexão crítica de textos autoavaliativos.

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Biografía del autor/a

Alex Junior Bilhoto Faria, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Graduado em Letras, Português / Inglês e suas respectivas literaturas, especialista em Docência do Ensino Superior e Mestre em Educação, na subárea da Linguística Aplicada; pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Os estudos e pesquisas acadêmicas referem-se, principalmente, às seguintes vertentes: Formação Docente, Linguística Aplicada, Sociolinguística e Análise de Discurso. Atualmente, é professor de Língua Portuguesa nos Colégios Skema 10, na rede Apogeu, no Centro Universitário do Sul de Minas - Grupo Unis e na Escola de Negócios e Desenvolvimento de Excelência - ENDEX.

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Publicado

2020-11-29

Cómo citar

Bilhoto Faria, A. J. (2020). Experiências e memórias: o trabalho com diários reflexivos. Devir Educação, 4(2), 314–327. https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.315

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo