Walter Benjamin: educação das massas, política e vanguardas artísticas. (1926-1932)

Autores/as

  • Renato Franco Universidade Estadual Paulista

Resumen

O ensaio objetiva destacar alguns aspectos da obra de Walter Benjamin que possam interessar aos educadores, com a esperança de assim contribuir para a formulação de uma pedagogia efetivamente vinculada a uma teoria crítica do presente. Nessa direção, o trabalho destaca a) as mudanças no itinerário intelectual do autor na segunda metade da década de 1920, que o levaram a se aproximar tanto das vanguardas artísticas quanto das tendências políticas revolucionárias do século XX; b) a ampliação de seus campos de interesse em virtude do contato com as vanguardas e com o marxismo; c) as mudanças em seu modo de conceber a arte, o intelectual e o escritor, e também o conceito de crítica; d) a formação de uma reflexão pioneira sobre o valor pedagógico e político da arte na era das massas, na qual os novos meios técnicos adquirem original importância.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renato Franco, Universidade Estadual Paulista

Professor livre docente (aposentado) da FCL UNESP – Araraquara.  Coordenador do GEP Teoria Crítica: tecnologia, cultura e formação na UNESP. Coordenador editorial da coleção Teoria Crítica da Editora Nankin (São Paulo).

Publicado

2017-04-27

Cómo citar

Franco, R. (2017). Walter Benjamin: educação das massas, política e vanguardas artísticas. (1926-1932). Devir Educação, 1(1), 4–16. Recuperado a partir de https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/10

Número

Sección

Artigos de pesquisa

Artículos más leídos del mismo autor/a