Pós-estruturalismo e teorias curriculares da Educação Física: algumas aproximações

Authors

  • Rubens Antonio Gurgel Vieira Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Pedro Xavier Russo Bonetto Escola Superior de Educação Física da Universidade do Pernambuco - ESEF/UPE
  • Clayton Cesar de Oliveira Borges Centro Universitário São Roque

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.754

Keywords:

School Physical Education, Epistemology, Post-structuralism

Abstract

In this article, we describe and bring together the theoretical-methodological framework of post-structuralist studies with the curricular area of Physical Education. Thus, we initially present post-structuralism as a set of philosophical perspectives that, among several characteristics, have connections with language studies, emphasizing the role of discourses immersed in power relations as constituents of reality, far from conceptual essentializations, transcendences epistemological and positivist structures. In a second moment, we subjected some renowned works of school Physical Education and their respective theoretical fields to post-structuralist analysis. Finally, we explain some potentialities of post-structuralism for a conception of Physical Education that is inspired by the theorization in question.

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Author Biographies

Rubens Antonio Gurgel Vieira, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade de Lavras. Doutor em Currículo pela Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (FE/UNICAMP). Mestre em Didática pela Faculdade de Educação da USP. Membro do Grupo de Estudo Educação Física Escolar da Faculdade de Educação da USP e do Grupo de Pesquisa, Linguagem e Práticas Corporais da Faculdade de Educação da Unicamp. Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Sorocaba (2008). Graduado em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos. Graduado em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos.

Pedro Xavier Russo Bonetto, Escola Superior de Educação Física da Universidade do Pernambuco - ESEF/UPE

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), na área temática Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares. Doutor em Educação na temática Educação e Ciências Sociais: Desigualdades e Diferenças (FE-USP). Professor Adjunto da Escola Superior de Educação Física da Universidade do Pernambuco. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar da FE-USP e do Grupo de Estudos Socioculturais em Educação Física - ESEF/UPE. Membro associado do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE-SP) e Secretário Adjunto da atual secretaria do Estado de São Paulo (CBCE-SP). Tem experiência com os seguintes temas: Educação Física escolar, Currículo, História da Educação Física e Filosofia da Educação Física.

Clayton Cesar de Oliveira Borges, Centro Universitário São Roque

É Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP e Mestre em Filosofia pelo programa de Estudos Culturais da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Possui Graduação em Filosofia, Pedagogia e Educação Física. Leciona no curso de Graduação em Educação Física do Centro Universitário São Roque. É pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa em Educação Física escolar da FEUSP. Desenvolve trabalhos de pesquisa voltados ao encontro do pensamento foucaultiano com a educação, com ênfase nos processos de subjetivação dos sujeitos pedagógicos. Ademais, interessa-se pelos seguintes temas: didática; história e filosofia da educação; educação física escolar; teorias curriculares; identidades docentes; corpo e subjetividades.

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Published

2023-12-04

How to Cite

Rubens Antonio Gurgel Vieira, Russo Bonetto, P. X. ., & de Oliveira Borges, C. C. (2023). Pós-estruturalismo e teorias curriculares da Educação Física: algumas aproximações. Devir Educação, 7(1), e–754. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.754