Being a teacher of early childhood education: motivations, difficulties and environmental provision

Authors

  • Maria Aparecida de Carvalho Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP
  • Rosa Maria Tosta Pontifícia universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.730

Keywords:

Professor, Educação infantil, Cuidado da criança, Ambiente, Psicanálise

Abstract

This article addresses the role of the teacher childhood education teacher, highlighting the motivations for the professional choice, the difficulties and the various relationships established between colleagues, family and official education regulatory bodies. It also deals with the role of the environment; their possible interferences, offering or not, the necessary support to fulfill the tasks inherent to educators. To explain the theme, we used Winnicott's theory, contributions from some authors who refer to education, and excerpts from interviews carried out with five educators from an early childhood education center (CEI) of the municipal government of São Paulo (PMSP). The teacher occupies the center of the discussion, insofar as he can, from appropriate care directed at the child, interfere in the subjective constitution, and thus prevent risks and promote health.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Aparecida de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

Maria Aparecida de Carvalho. Psicoterapeuta/ Psicanalista. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/SP. Membro e criadora da rede de atendimentos do Centro cdde Estudos Psican´líticos (CEP).

Rosa Maria Tosta, Pontifícia universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Rosa Maria Tosta. Psicoterapeuta e supervisora. Doutora e Professora associada do pós-graduação em Psicologia Clínica na PUC/SP. Membro: do Espaço Potencial Winnicott do Instituto Sedes Sapientiae (EPW-SP); Grupo Brasileiro de Pesquisas “Sándor Ferenczi"; e do Laboratório de Estudos da Intersubjetividade e Psicanálise Contemporânea - IPUSP e PUC-SP - LIPSIC.

References

BORGES, Ana Lúcia. Desafios para a gestão atual na creche. Revista Magistério – Das creches aos CEIs - Edição especial, n. 3, p.21-28, 2017. (Comemoração da transição dos Centros de Educação Infantil – CEIs para o Sistema Municipal de Ensino (15 anos). Publicação da coordenadoria pedagógica da SME para os professores da rede de ensino da cidade de São Paulo). Disponível em: https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/acervo/revista-magisterio-das-creches-aos-ceis-ed-especial/. Acesso em: mar. 2021.

FIGUEIREDO, Luís Claudio Mendonça. As diversas faces do cuidar. Novos ensaios de psicanálise contemporânea. 3. ed. São Paulo: Editora Escuta, 2020.

FOCHI, Paulo Sérgio; STOCK, Bianca Sordi. Contribuições de Elinor Goldschmied e Donald Winnicott para os cuidados e a educação de bebês. In: MARIN, Isabel da Silva Kahn.; CARVALHO, Maria Teresa Venceslau de; ARAGÃO, Regina Orth de. (org.). Quem é o bebê hoje? A construção do humano na contemporaneidade. São Paulo: Blucher. 2022. p. 137-154.

GUERRA, Victor. Formas de (de)subjetivação infantil em tempos de aceleração: os transtornos da subjetivação arcaica. In: ARAGÃO, R Orth de.; ZORNIG, Silvia Abu-Jamra. (org.). Continuidade e descontinuidade no processo de subjetivação do bebê. São Paulo: Editora Escuta, 2018. p. 165-192.

GUIMARÃES, Célia Maria. A história da atenção à criança e da infância no Brasil e o surgimento da creche e da pré-escola. Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 80-142, set./dez. 2017. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818382017081/pdf. Acesso em: 22 fev. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996.

LOCATELLI, Cleomar.; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Quem são os atuais estudantes das licenciaturas no Brasil? Perfil socioeconômico e relação com o magistério. Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 3, p. 225-243, jul./set. 2019. https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p225-243

MARAFELLI, Cecília Maria; RODRIGUES, Priscila Andrade Magalhães; BRANDÃO, Zaia. A formação profissional dos professores: um velho problema sob outro ângulo. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 165, p. 982-997, 2017. Acesso em: maio 2021. https://doi.org/10.1590/198053144293. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/LqdJgDtX6mXF96c5T9VxFwG/abstract/?lang=pt. Acesso em: maio 2021.

MARIN, Isabel da Silva Kahn. A função simbolizante da creche e no processo de subjetivação do bebê: a conquista do eu e do mundo. In: ARAGÃO, Regina Orth de.; ZORNIG, Silvia. Abu-Jamra. (org.). Continuidade e descontinuidade no processo de subjetivação do bebê. São Paulo: Editora Escuta, 2018. p. 124-140.

PANIZZOLO, Claudia. E as crianças? Notas sobre a história das creches em São Paulo. Revista Magistério – Das creches aos CEIs - Edição especial, n. 3, p. 6-16, 2017. (Comemoração da transição dos Centros de Educação Infantil – CEIs para o Sistema Municipal de Ensino (15 anos). Publicação da coordenadoria pedagógica da SME para os professores da rede de ensino da cidade de São Paulo). Disponível em: https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/acervo/revista-magisterio-das-creches-aos-ceis-ed-especial/. Acesso em: jul. 2020.

BRASIL Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Conhecimento de mundo. Brasília: MEC/SEF, 1998. v. 3. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf. Acesso em: jan. 2021.

SÃO PAULO. (Município). Currículo Integrador da Infância Paulistana. 80 anos da educação infantil. São Paulo: PMSP, SME, 2015. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/24900.pdf. Acesso em: set. 2021.

Parecer CNE/CEB 04, 16 de fevereiro de 2000. (2000, 6 de julho). Diário Oficial da União. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2000/pceb004_00.pdf

São Paulo (2019). Currículo da cidade. SME/COPED. https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/07/51927.pdf

SOARES, Dulce Helena Penna; AGUIAR, Fernando; GUIMARÃES, Beatriz da Fontoura. (2010). O conceito de identificação no processo de escolha profissional. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942010000200011

WINNICOTT, Donald Woods. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975. (Trabalho originalmente publicado em 1971).

Published

2024-05-20

How to Cite

de Carvalho, M. A. ., & Tosta, R. M. (2024). Being a teacher of early childhood education: motivations, difficulties and environmental provision. Devir Educação, 8(1), e–730. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.730