Práticas e saberes docentes de professoras alfabetizadoras

Authors

  • Márcia Lima Xavier Sistema Municipal de Ensino de Jequié-Bahia, Brasil
  • Silvia Regina Marques Jardim Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.541

Abstract

Abstract

 

The present article is the cut of the master's dissertation that had as its theme to study theoretical and methodological conceptions developed by a teacher considered successful in a public school in the municipality of Jequié-BA. To develop this text, we use the results of the bibliographical survey of theses and dissertations, defended between the years 2009 and 2019 and published in the CAPES Database that addressed the practices and teaching knowledge of literacy teachers of the Early Years of Primary Education. The data revealed the relevance of teacher training and the awareness that it is necessary to combine theory and practice, distinguish and, at the same time, associate literacy and literacy, considering the personalization of learning.

Keywords: literacy; literacy; literacy practices.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Márcia Lima Xavier, Sistema Municipal de Ensino de Jequié-Bahia, Brasil

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB (2003), Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2005), Especialização em Língua Portuguesa e Literatura pela FINOM (2011), Especialização em Ludopedagogia pela FETREMIS (2015), Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2017), Especialização em Educação Especial Inclusiva pela FAVENI (2018), Especialização em Formação Docente e Práticas Pedagógicas pelo Instituto Federal da Bahia IFBA, campus de Jequié (2021) e Mestrado em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2021). Professora do Sistema Municipal de Ensino de Jequié-BA.

Silvia Regina Marques Jardim, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Araraquara (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Araraquara (2011) . É professora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Campus de Vitória da Conquista (2004), na área de Educação: gestão, didática e práticas pedagógicas.

References

ALMEIDA, Lenita Carmello de. Saberes e práticas de uma professora alfabetizadora bem sucedida. Araraquara-SP, UNESP, 2013

ANTONELLI, Maria Matilde. Saberes das professoras alfabetizadoras bem-sucedidas. Faculdade Humanidades e Direito da Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.

BRAZ, Maeli da Silva; FONSECA, Emanuelle Oliveira Da. Planejamento escolar participativo: um facilitador das ações pedagógicas do professor. Formação de professores: pesquisas, experiências e reflexões. Organizado por Janote Pires Marques, Emanuelle Oliveira da Fonseca, Karla Colares Vasconcelos. – Fortaleza: Educere, 2016.

CAPICOTTO, Adriana Dibbern. Os saberes do professor alfabetizador: entre o real e o necessário. UEP/ Rio Claro, 2017.

CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e Letrar: Um diálogo entre a Teoria e a prática. 5.Ed. Rio de Janeiro Vozes, 2015.

CASTRO, Janaina de Fátima Zambone. A prática de uma professora bem sucedida: uma leitura comportamental. Araraquara, UNESP-SP, 2009.

CERDAS, Luciene. Práticas e saberes docentes na alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental: contribuições de pesquisas contemporâneas em educação. UNESP/Araraquara, 2012.

COLL, César. A personalização da aprendizagem escolar. o quê, o porquê e o como de um desafio inevitável. 2016. Disponível em: https://vivescer.org.br/wpcontent/uploads/2019/07/a-personalizacao-da-aprendizagem-escolar.pdf. Acesso em: 19 de set de 2021.

FONSECA, Luciana Franceschini. O professor alfabetizador em formação: saberes necessários. PUC/SP,2011.

FRANCO, M.A.R.S. Pedagogia e Prática docente. 2ª ed. São Paulo: Cortez,2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da práxis, 2.ª ed., São Paulo, Cortez, 1998

GUSMÃO, Maria Aparecida Pacheco. A (re)escrita de textos: a prática pedagógica da professora Maria. – Vitória da Conquista: Edições UESB, 2015.

IMBERNON, Francisco. Formação Docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. – 9. Ed. – São Paulo: Cortez, 2011. – (Coleção questões da nossa época; v.14)

MOTA, Ana Beatriz Gama da. Alfabetização e letramento: as concepções e as práticas educativas de uma professora do 2º ano do ensino fundamental. Universidade Estadual Paulista de Presidente Prudente, 2011.

OLIVEIRA, Rosane Machado de. Diversidade Cultural: A Importância das Diversas Culturas no Ensino-Aprendizagem, no Desenvolvimento da Cidadania e na Preservação de Valores Éticos e Morais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 02, Vol. 01. pp 376-403, Abril de 2017. ISSN:2448-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/diversidade-cultural Acesso em: 07 jan. 2021.

PARISOTTO, Ana Luzia Videira; RINALDI, Renata Portela. Ensino de língua materna: dificuldades e necessidades formativas apontadas por professores na Educação Fundamental. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 60, p. 261-276, abr./jun. 2016.Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/305111265_Ensino_de_lingua_materna_dificuld ades_e_necessidades_formativas_apontadas_por_professores_na_Educacao_Fundamental Acesso em: 02 jul.2020.

PEDRINO, Mariana Cristina. “Processo de formação de professoras alfabetizadoras: construção de saberes docentes”. UFSCAR/SP, 2009.

PICCOLI, Luciana. Prática Pedagógica de Alfabetização e Letramento: análise a partir dos campos da sociologia e da linguagem. UFRS/Porto Alegre, 2009.

PRIGOL, Edna Liz. A prática pedagógica e a formação de professores. XI Congresso Educacional de Educção. EDUCERE, 2013.Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/6937_4762.pdf. Acesso em: 20 jul. 2019.

SANTOS, Francisca das Chagas Cardoso do Nascimento. Formação e prática docente alfabetizadora: Contextos de reelaboração. Teresina, 2017.

SANTOS, Iramar Lage. Saberes docentes mobilizadores da prática pedagógica alfabetizadora. UESC/Ilhéus, 2015.

SANTOS, Mauricéia do Sacramento. Reflexões e prática de uma professora bem sucedida. UFSJ, 2010.

SCOS, Josemary. Processo de produção da prática pedagógica de professores alfabetizadores iniciantes. UEPG, 2018.

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2018.

SOUSA, Francisca Maria da Cunha de. Da formação profissional à prática docente alfabetizadora: reelaboração de saberes docentes. UFPI/Teresina, 2014.

SOUZA, Sônia Fátima Leal de. Letramento profissional: trajetória dos que ensinam a ler e escrever nos três primeiros anos do ensino fundamental. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Corumbá, 2011.

SUDBRACK, Edite Maria. Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas Inovadoras. [Recurso eletrônico] /Organização [de] Edite Maria Sudbrack. – Frederico Westphalen: Ed. URI, 2012. 129p. [Séries Pesquisa em Ciências Humanas; V.6]

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

TÁVORA, Fernanda de Oliveira Fernandes. A expressão da criatividade no trabalho pedagógico do professor alfabetizador. UNB/Brasília, 2010.

VALLE, Rosane de Camilis Dalla. Professora Alfabetizadora: saberes docentes nos anos iniciais. Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2014.

ZANITI, Claudia Moreno. O professor bem-sucedido: uma análise da relação com os saberes da prática do “Programa Ler Escrever”. SEE-SP,2012.

Published

2022-05-09

How to Cite

Lima Xavier, M., & Silvia Regina Marques Jardim. (2022). Práticas e saberes docentes de professoras alfabetizadoras. Devir Educação, 6(1), e–541. https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.541

Issue

Section

Dossiê tematico 2 - Alfabetização e Formação de Professores: limites e perspectivas