Do contexto histórico às narrativas de surdos sobre práticas escolares inclusivas no extremo Norte amazônico

Autores

  • Dalcides dos Santos Aniceto Júnior Universidade Federal de Roraima
  • Paulo Jeferson Pilar Araújo
  • Madiana Valéria Almeida Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.993

Palavras-chave:

Educação, Surdos, Narrativas

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender os diferentes atravessamentos históricos, sociais e políticos que perpassam a educação e as práticas escolares com os sujeitos surdos. O tema é de relevância para refletir sobre as construções sociais produzidas acerca da surdez, da pessoa surda e as relações e práticas educacionais estabelecidas com esses sujeitos. A pesquisa teve por base a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo para o embasamento teórico acerca do tema; além de análises de dados coletados em pesquisa de campo realizada no ano de 2016 e 2019 com sujeitos surdos na cidade de Boa Vista/RR, por meio de entrevistas com quatro eixos argumentativos: língua; identidade; educação; e cultura. Dentre alguns dos resultados encontrados, as produções bibliográficas científicas que embasaram o referencial teórico evidenciam que, historicamente, esse grupo foi pensado a partir da visão dos não-surdos, o que produziu práticas escolares e sociais em que os surdos são uma minoria social e linguística que precisa ser incluída nos projetos e currículos escolares. Com relação aos depoimentos dos surdos de Boa Vista, temos as narrativas que descrevem a educação bilíngue como um meio de melhorarem suas vidas,  assim como uma ferramenta para forjar e construir uma identidade surda referenciada e crítica.

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Publicado

2025-06-18

Como Citar

dos Santos Aniceto Júnior, D., Araújo, P. J. P., & Rodrigues, M. V. A. (2025). Do contexto histórico às narrativas de surdos sobre práticas escolares inclusivas no extremo Norte amazônico. Devir Educação, 9(1), e-993. https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.993

Edição

Seção

Artigos