Evasão nos cursos de graduação: um estudo de caso em uma universidade federal
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.949Palavras-chave:
Evasão no Ensino Superior, Fatores de abandono, Estratégias de permanênciaResumo
A evasão envolve múltiplos fatores, de ordem pessoal ou institucional, e podem levar o aluno a abandonar o curso no qual está inserido, a instituição de ensino ou o próprio sistema educacional. Compreendendo a urgência em compreender este fenômeno no contexto do ensino superior, o estudo de caso na perspectiva qualitativa, traçou um panorama da evasão nos cursos de Graduação de uma universidade pública do interior gaúcho. A análise dos dados institucionais públicos, mostrou que a evasão nos cursos de Graduação se relaciona a diversos fatores: problemas pessoais dos estudantes, mudança da cidade de residência, distância da família, problemas de saúde física e especialmente mental, didática de alguns docentes, obtenção de bolsas/auxílios financeiros, dificuldade de aprendizagem, entre outros. Constatou-se que a cada ano analisado (2019 - 2022) um dos cinco cursos apresentou maior percentual de evasão, refutando a correlação entre as licenciaturas/ cursos noturnos e os maiores percentuais de evasão. Também se percebeu a elevação dos percentuais no período de pandemia do COVID-19 e pós-período pandêmico. Entre as estratégias de combate à evasão há menção ao fortalecimento dos mecanismos já existentes na instituição, respeitando ações dos próprios cursos, entre elas o constante diálogo com os estudantes regulares, para detectar dificuldades e potencialidades e implementar estratégias que correspondam às necessidades reais. Compreende-se que mesmo sendo uma pesquisa pontual, que não visa comparar os cursos em questão, os resultados propiciam discussões na compreensão do fenômeno no ensino superior, especialmente na formação de professores.
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