Contextualização do ensino de Matemática com Ciências e a aprendizagem baseada em problemas: uma prática no oitavo ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.831Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Problemas; Contextualização; Energia Elétrica.Resumo
Neste trabalho, apresenta-se uma prática de ensino com a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), nas aulas de Matemática em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Uruguaiana/RS, envolvendo quinze alunos e a professora-pesquisadora, regente do componente curricular. O estudo teve como objetivo verificar as potencialidades e desafios da metodologia ABP no processo ensino-aprendizagem de Matemática, ao oportunizar a participação ativa e a interação entre os estudantes, e como uma alternativa ao método tradicional. A situação-problema com a temática sobre o consumo de energia elétrica residencial foi elaborada de forma a integrar os componentes curriculares de Matemática e de Ciências através do princípio da contextualização. Os resultados mostraram que com a mediação da docente os estudantes realizaram as atividades de forma colaborativa nos grupos, favorecendo a aprendizagem.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Apresentação. In: BACICH, L; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Matrizes de Referência para o Ano Letivo 2022. Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/upload/arquivos/202202/17182418-matrizes-de-referencia-2022.pdf. Acesso em: 01 mai. de 2023.
LEITE, Fernanda Fernandes de; CUNHA, Gládis Franck da; SCHNEIDER, Vania Elisabete. A utilização do método de Aprendizagem Baseada em Problemas para conhecer e desenvolver hábitos de consumo consciente da energia elétrica no Ensino Fundamental. Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada, v. 2, n. 3, p. 25–29, 2017. Disponível em: https://sou.ucs.br/revistas/index.php/ricaucs/article/view/33. Acesso em: 10 mai. de 2023.
HANSEN, Michele Facin. Projeto de trabalho e o ensino de ciências: uma relação entre conhecimentos e situações cotidianas. 2006. 226 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2006.
MACHADO, Nilson José. Matemática e Educação: alegorias, tecnologias, jogo, poesia. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. São Carlos: EdUFSCar, 2010.
SOUZA, Jaibis Freitas de. Construindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da Matemática. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica – RJ, 2009.
SOUZA, Samir Cristino de; DOURADO, Luis. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): Um Método de Aprendizagem Inovador Para o Ensino Educativo. Revista Holos, v. 5, p. 182–200, 2015. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2880. Acesso em: 24 abr. de 2023.
SOUZA, Joamir Roberto de. Matemática realidade & tecnologia: 8° ano: ensino fundamental - anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.
VERNIER, Andrea Berro; MAIA, Sandra; DUTRA, Carlos Maximiliano. Tarifa Branca: discutindo o uso racional de energia elétrica no Ensino de Ciências. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 1, p. 206-217. 2021.Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11539. Acesso em: 24 abr. de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.