Contextualização do ensino de Matemática com Ciências e a aprendizagem baseada em problemas: uma prática no oitavo ano do ensino fundamental

Autores

  • Lisandra Pintos Sabedra Escola Estadual Ens Médio Lilian Guimarães/ SEDUC-RS
  • carlos Maximiliano Dutra Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.831

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas; Contextualização; Energia Elétrica.

Resumo

Neste trabalho, apresenta-se uma prática de ensino com a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), nas aulas de Matemática em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Uruguaiana/RS, envolvendo quinze alunos e a professora-pesquisadora, regente do componente curricular. O estudo teve como objetivo verificar as potencialidades e desafios da metodologia ABP no processo ensino-aprendizagem de Matemática, ao oportunizar a participação ativa e a interação entre os estudantes, e como uma alternativa ao método tradicional. A situação-problema com a temática sobre o consumo de energia elétrica residencial foi elaborada de forma a integrar os componentes curriculares de Matemática e de Ciências através do princípio da contextualização. Os resultados mostraram que com a mediação da docente os estudantes realizaram as atividades de forma colaborativa nos grupos, favorecendo a aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisandra Pintos Sabedra, Escola Estadual Ens Médio Lilian Guimarães/ SEDUC-RS

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 1998), e Especialização em Educação de Jovens e Adultos. Atualmente, é professora da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Lilia Guimarães. Mestranda do PPG em Ensino de Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Membro do Grupo de Estudos em Ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (GEECNAT - Unipampa).

carlos Maximiliano Dutra, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), Mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Realizou Pós-Doutorado em Astronomia de 2001 a 2003 no Instituto Astronômico e Geofísico da USP. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), onde ministra disciplinas na área de Matemática, Estatística e Astronomia. É professor orientador do Programa de Pós-Graduação de Educação Em Ciências: Química da Vida e Saúde onde desenvolve pesquisa e orientações na área de Ensino de Astronomia, Ensino de Física, Educação Ambiental e Contextualização do Ensino de Ciências em Educação Matemática.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Apresentação. In: BACICH, L; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Matrizes de Referência para o Ano Letivo 2022. Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/upload/arquivos/202202/17182418-matrizes-de-referencia-2022.pdf. Acesso em: 01 mai. de 2023.

LEITE, Fernanda Fernandes de; CUNHA, Gládis Franck da; SCHNEIDER, Vania Elisabete. A utilização do método de Aprendizagem Baseada em Problemas para conhecer e desenvolver hábitos de consumo consciente da energia elétrica no Ensino Fundamental. Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada, v. 2, n. 3, p. 25–29, 2017. Disponível em: https://sou.ucs.br/revistas/index.php/ricaucs/article/view/33. Acesso em: 10 mai. de 2023.

HANSEN, Michele Facin. Projeto de trabalho e o ensino de ciências: uma relação entre conhecimentos e situações cotidianas. 2006. 226 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2006.

MACHADO, Nilson José. Matemática e Educação: alegorias, tecnologias, jogo, poesia. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. São Carlos: EdUFSCar, 2010.

SOUZA, Jaibis Freitas de. Construindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da Matemática. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica – RJ, 2009.

SOUZA, Samir Cristino de; DOURADO, Luis. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): Um Método de Aprendizagem Inovador Para o Ensino Educativo. Revista Holos, v. 5, p. 182–200, 2015. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2880. Acesso em: 24 abr. de 2023.

SOUZA, Joamir Roberto de. Matemática realidade & tecnologia: 8° ano: ensino fundamental - anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.

VERNIER, Andrea Berro; MAIA, Sandra; DUTRA, Carlos Maximiliano. Tarifa Branca: discutindo o uso racional de energia elétrica no Ensino de Ciências. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 1, p. 206-217. 2021.Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11539. Acesso em: 24 abr. de 2023.

Downloads

Publicado

2024-01-12

Como Citar

Sabedra, L. P., & Dutra, carlos M. (2024). Contextualização do ensino de Matemática com Ciências e a aprendizagem baseada em problemas: uma prática no oitavo ano do ensino fundamental. Devir Educação, 8(1), e–831. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.831

Edição

Seção

Dossiê