Conteúdos locais na proposta pedagógica curricular de Pato Branco/PR: uma análise a partir do componente curricular de história

Autores

  • Talita Vanessa de Matos Gobbi Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE https://orcid.org/0000-0001-5063-5192
  • Clésio Acilino Antônio Universidade estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.761

Palavras-chave:

Políticas curriculares, Currículo, Proposta pedagógica curricular, História, Conteúdos locais

Resumo

O artigo aborda as relações entre a política do currículo nacional, a paranaense e a municipal de Pato Branco/PR. Toma-se como foco as reformas curriculares iniciadas com a aprovação de Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Referencial Curricular do Estado do Paraná: princípios, direitos e orientações, o Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP) e, por fim, a Proposta Pedagógica Curricular (PPC) de Pato Branco. O objetivo foi analisar a PPC quanto à inclusão de conteúdos locais no componente curricular História dos anos iniciais do ensino fundamental. A abordagem qualitativa de pesquisa documental, com base nos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD), consistiu em análises de documentos das políticas de currículo nas esferas nacional, estadual e municipal, bem como de outros documentos complementares. Constatou-se a ausência de conteúdos locais, compreendidos como aqueles incluídos na PPC além dos estabelecidos pelos documentos curriculares de referência do Paraná. A PPC limitou-se a apresentar orientações didáticas a partir da caracterização de uma nova categoria de organização da prescrição curricular, as “Proposições Didáticas”, o que pode resultar no ensino dos conteúdos dos componentes curriculares superficiais ou pouco aprofundados na relação com o contexto social e cultural dos estudantes.

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Biografia do Autor

Talita Vanessa de Matos Gobbi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestre em Educação. Docente da Rede Municipal de Francisco Beltrão - PR.  Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Representações, tempos, espaços e linguagens em experiências educativas” – RETLEE (GP-CNPq).

Clésio Acilino Antônio, Universidade estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutor em Educação (UFRGS). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da UNIOESTE,
campus Francisco Beltrão.

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-06-05

Como Citar

de Matos Gobbi, T. V., & Acilino Antônio, C. . (2024). Conteúdos locais na proposta pedagógica curricular de Pato Branco/PR: uma análise a partir do componente curricular de história. Devir Educação, 8(1), e–761. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.761

Edição

Seção

Artigos