Conteúdos locais na proposta pedagógica curricular de Pato Branco/PR: uma análise a partir do componente curricular de história

Autores

  • Talita Vanessa de Matos Gobbi Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE https://orcid.org/0000-0001-5063-5192
  • Clésio Acilino Antônio Universidade estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.761

Palavras-chave:

Políticas curriculares, Currículo, Proposta pedagógica curricular, História, Conteúdos locais

Resumo

O artigo aborda as relações entre a política do currículo nacional, a paranaense e a municipal de Pato Branco/PR. Toma-se como foco as reformas curriculares iniciadas com a aprovação de Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Referencial Curricular do Estado do Paraná: princípios, direitos e orientações, o Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP) e, por fim, a Proposta Pedagógica Curricular (PPC) de Pato Branco. O objetivo foi analisar a PPC quanto à inclusão de conteúdos locais no componente curricular História dos anos iniciais do ensino fundamental. A abordagem qualitativa de pesquisa documental, com base nos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD), consistiu em análises de documentos das políticas de currículo nas esferas nacional, estadual e municipal, bem como de outros documentos complementares. Constatou-se a ausência de conteúdos locais, compreendidos como aqueles incluídos na PPC além dos estabelecidos pelos documentos curriculares de referência do Paraná. A PPC limitou-se a apresentar orientações didáticas a partir da caracterização de uma nova categoria de organização da prescrição curricular, as “Proposições Didáticas”, o que pode resultar no ensino dos conteúdos dos componentes curriculares superficiais ou pouco aprofundados na relação com o contexto social e cultural dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita Vanessa de Matos Gobbi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestre em Educação. Docente da Rede Municipal de Francisco Beltrão - PR.  Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Representações, tempos, espaços e linguagens em experiências educativas” – RETLEE (GP-CNPq).

Clésio Acilino Antônio, Universidade estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutor em Educação (UFRGS). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da UNIOESTE,
campus Francisco Beltrão.

Referências

AGUIAR, M. A. da S.; DOURADO, L. F. (org.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018.

BARROS, C. H. de F.. Ensino de História, Memória e História Local. Revista De História Da UEG, v. 2 n. 1 (2013): Dossiê “(Ab)Usos do Cinema em História”, 301-321. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/1451. Acesso em: 28/06/2023.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB -Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 28 jan. 2020.

CASAGRANDE, R. M.; PELETTI, A. B.; BATISTA, E. L. O Trabalho Pedagógico na Disciplina de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a Partir da Pedagogia Histórico-Crítica. In: PAGNONCELLI, C.; MALANCHEN, J.; MATOS, N. da S. D. de (Org.). O Trabalho Pedagógico nas Disciplinas Escolares: contribuições a partir dos fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas, SP: Armazém do Ipê, 2016. p. 11-137

GIMENO SACRISTÁN, J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

LE GOFF, J. História e Memória. Campinas: Ed. UNICAMP, 1990.

LLAVADOR, F. B. O currículo formal: legitimidade, decisões e descentralização. In: GIMENO SACRISTÁN, J. (org.). Saberes e incertezas sobre o Currículo. Trad. e ed. Alexandre Salvaterra & Miguel González Arroyo. Porto Alegre, Penso, 2013, p. 174-187.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

MERLI, A. de A. A homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas implicações para a construção de propostas curriculares. Movimento-Revista de Educação, Niterói, ano 6, n. 10, p. 173-194, jan./jun. 2019.

OLIVEIRA, M. L. C. de; ELETÉRIO, L. H. A. Pensando As Margens: currículo e saberes locais na Base Nacional Comum Curricular. Pensares em Revista, São Gonçalo – RJ, n. 14, p. 170-191, 2019.

PACHECO, J. A. Escritos curriculares. São Paulo: Cortez, 2005.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações. Curitiba, PR: SEED/PR, 2018. Disponível em: http://www.referencialcurriculardoparana.pr.gov.br/. Acesso em: 26/04/2022.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação e Esporte. Instrução Normativa Conjunta n. 05/2019 – DEDUC/DPGE/SEED. Curitiba: SEED, 2019. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2019-12/instrucao_052019_deducdpgeseed.pdf. Acesso em: 17/06/2022.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Instrução Normativa Conjunta N.º 05/2019 – DEDUC/DPGE/SEED. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2019-12/instrucao_052019_deducdpgeseed.pdf. Acesso em: 11/08/2023.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Currículo da Rede Estadual Paranaense. Curitiba, PR: SEED/PR, 2021. Disponível em: https://professor.escoladigital.pr.gov.br/crep. Acesso em 29/04/2022.

PATO BRANCO. Secretaria Municipal De Educação E Cultura. Proposta Pedagógica Curricular Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Pato Branco: SMEC, 2020.

SFORNI, M. S. de Faria. Aprendizagem conceitual e organização do ensino: contribuições da teoria da atividade. 2003. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/00130564. Acesso em: 31/05/2023.

Downloads

Publicado

2024-06-05

Como Citar

de Matos Gobbi, T. V., & Acilino Antônio, C. . (2024). Conteúdos locais na proposta pedagógica curricular de Pato Branco/PR: uma análise a partir do componente curricular de história. Devir Educação, 8(1), e–761. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.761

Edição

Seção

Artigos