As potencialidades do wattpad para o trabalho com a leitura e a escrita
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.752Palavras-chave:
tecnologias educacionais; indicadores pedagógicos; leitura; escrita.Resumo
As tecnologias digitais, além de possibilitarem a interação, viabilizam a constituição de uma sociedade em rede (LÉVY, 1993; 1998;1999). Embora presentes nos espaços escolares, o uso de recursos tecnológicos digitais foi acelerado com a pandemia de COVID. Os docentes foram lançados em um vórtice, em cujo centro estava a premência do uso das diferentes tecnologias, sobretudo as digitais, tensionando as práticas pedagógicas. O uso e a avaliação sobre as ferramentas ocorreram quase que simultaneamente e o pós-pandemia acena com desafios sobre quais mídias selecionar e como utilizar os diferentes recursos tecnológicos a fim de potencializar o processo de ensino aprendizagem. Nesta esteira de discussões, este trabalho analisa o wattpad como recurso pedagógico para o trabalho em sala de aula e busca compreender as potencialidades do aplicativo para o trabalho com as práticas de leitura e escrita no ensino médio, a partir dos estudos de Rojo; Moura (2012); Vieira (2012; 2013); Reis; Gomes (2014); Reis (2017); Chartier (1994); Soares (2002); Ribeiro (2021); Coscarelli; Novais (2010) entre outros. Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório, cujo foco central é a análise do aplicativo wattpad, à luz de preceitos sobre as tecnologias educacionais. As análises evidenciaram que o wattpad oferece recursos multimodais para desenvolver o processo de ensino aprendizagem no que se refere à leitura e à escrita em contexto digital
Downloads
Referências
ALMEIDA, L. B. C.; CERIGATTO, M. P. Os desafios de educar para o novo contexto de leitura, linguagens e produção da informação. In: SOUZA, F. M.; ARANHA, S. D. G. (orgs.). Interculturalidade, linguagens e formação de professores [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2016. P. 203-230.
ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Integração de tecnologias à educação: novas formas de expressão do pensamento, produção escrita e leitura. In: VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. (orgs.). Formação de educadores à distância e integração de mídias. São Paulo: Avercamp, 2007. p. 19-32.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Tecnologias digitais da informação e comunicação no contexto escolar: possibilidades. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de- praticas/aprofundamentos/193-tecnologias-digitais-da-informacao-e-comunicacao-no-contexto-escolar-possibilidades>. Acesso em: 19 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Cultura. Caderno do Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL. Brasília, DF: Ministério da Cultura, 2014. Disponível em: www.cultura.gov.br. Acesso em: 28 jun. 2022.
CANVA. Sobre. Disponível em: https://www.canva.com/pt_br/about/. Acesso em: 28 de out. 2022.
CHARTIER, R. Do códige ao monitor: a trajetória do escrito. Estudos Avançados [online], v. 8, n. 21, p. 185-199, 1994.
CHIEREGATTI, Amanda Aparecida. Mídium e gestão dos espaços canônico e associado nas plataformas colaborativas Wattpad e Widbook. 2018. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.
COELHO, P. F.; COSTA, M. R. M.; SANTOS, R. O. dos. Education, technology and creative industry: a case study of Wattpad. Cadernos de Pesquisa [online], v. 49, n. 173, p. 156-181, 2019.
COSCARELLI, C.; NOVAIS, A. E. Leitura: um processo cada vez mais complexo Porto Alegre. Letras de Hoje, v. 45, n. 3, p. 35-42, 2010.
COSTA, M. R. M.; COELHO, P. M. F.; TAVARES, S. M. N. Potencialidades educacionais do Wattpad: problematizando o conceito de cronotopo. Práxis Educativa, v. 15, p. 1-21, 2020.
DE ALMEIDA, A. V.; SILVA, I. M. M . Letramentos literários digitais no ciberespaço: dialogando com as fanfics. Revista Linguagens & Letramentos, v. 5, n. 2, p. 43, 2020.
FISCHER, A.; GRIMES, C.; VICENTINI, M. A. A escrita gamificada de fanfictions com o apoio de tecnologias digitais em um clube de inglês. Trabalhos em Linguística Aplicada [online], v. 58, n. 3, p. 1164-1196, 2019.
KENSKI, V. M. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, v. 4, n.10, p.47-56, set./dez. 2003.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, São Paulo: Papirus, 2007.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo, SP: Loyola, 1998.
LÉVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro, RJ: Editora 34, 1999.
MACIEL NERLING, M. A.; DARROZ, L. M. Tecnologias e aprendizagem significativa. Cenas Educacionais, v. 4, p. e10956, 14 jun. 2021.
MARQUES, R. S.; SANTOS, L. C. S. DOS. A tecnologia, a sociedade e a educação no Brasil: algumas reflexões contemporâneas. Cenas Educacionais, v. 4, p. e10745, 26 mar. 2021.
MEDIASMARTS. Sobre nós. Disponível em: https://mediasmarts.ca/about-us. Acesso em 15 de nov. 2022.
REIS, S. C. Pesquisa e ensino sobre jogos digitais na universidade: em busca de diretrizes para o design e uso de jogos em aulas de língua inglesa. In: TOMITCH, L. M. B.; HEBERLE, V. M. (Org.). Perspectivas atuais de aprendizagem e ensino de línguas. 1 ed. Florianópolis: PPGI/UFSC, 2017, p. 1-30.
REIS, S. C. Ensino de língua inglesa por meio de jogos digitais na universidade: uma proposta em construção. In: TOMITCH, L. M. B.; HEBERLE, V. M. (Org.). Perspectivas atuais de aprendizagem e ensino de línguas. 1 ed. Florianópolis: PPGI/UFSC, 2017, p. 77-120.
REIS, S. C.; GOMES. Podcasts para o ensino de Língua Inglesa: análise e prática de Letramento Digital. Caleidoscópio, v. 12, p. 367-379, 2014.
ROJO, R.; MOURA, E. (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2012.
RIBEIRO, A. E. Escrever hoje: palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. 1 ed. São Paulo, SP: Parábola, 2018.
RIBEIRO, A. E. Multimodalidade, textos e tecnologias: provocações para a sala de aula. 1 ed. São Paulo, SP: Parábola, 2021.
SANTAELLA, L. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano Revista FAMECOS. Porto Alegre, nº 22, dezembro 2003
SANTAELLA, L. Gêneros discursivos híbridos na era hipermídia. Bakhtiniana, v. 9, n. 2, p. 206-216, ago./dez. 2014.
SILVA, G. G. R.; DE FARIA, A. V.; ALMEIDA, P. V. A Formação de Professores para o uso das TDIC: uma visão crítica. In: SIMPÓSIO TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR, v. 1, n. 1, 2018, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2018.
SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ. Soc., v. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002.
VIEIRA, M. S. de P. A leitura de textos multissemióticos: novos desafios para velhos problemas. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, v. 2, n. 1. 2012, Uberlândia. Anais [...]. Uberlândia: EDUFU, 2012.
VIEIRA, M. S. de P. Letramento digital: o uso de tecnologias da informação e da comunicação no ensino da leitura. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA, v. 3, n. 1, 2013, Uberlândia. Anais [...]. Uberlândia: EDUFU, 2013.
WATTPAD. Sobre. Disponível em: https://company.wattpad.com/. Acesso em: 25 de abr. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.