Ser professor de Educação Infantil: motivações, dificuldades e provisão ambiental

Autores

  • Maria Aparecida de Carvalho Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP
  • Rosa Maria Tosta Pontifícia universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.730

Palavras-chave:

Professor, Educação infantil, Cuidado da criança, Ambiente, Psicanálise

Resumo

Este artigo aborda o lugar do/a professor/a de Educação Infantil, de modo a destacar as motivações da escolha profissional, as dificuldades e as diversas relações estabelecidas entre colegas, família e órgãos reguladores oficiais da Educação. Trata ainda do papel do ambiente e de suas possíveis interferências, ofertando ou não, a sustentação necessária ao cumprimento das tarefas inerentes aos/às educadores/as. Para explanação do tema, foi utilizada a teoria winnicottiana, contribuições de alguns autores que se referem à Educação, bem como excertos de entrevistas realizadas com cinco educadoras de um Centro de Educação Infantil (CEI) da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP). O/a professor/a ocupa o centro da discussão, na medida em que pode, a partir de cuidados adequados dirigidos à criança, interferir na constituição subjetiva e, assim, prevenir riscos e promover saúde.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

Maria Aparecida de Carvalho. Psicoterapeuta/ Psicanalista. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/SP. Membro e criadora da rede de atendimentos do Centro cdde Estudos Psican´líticos (CEP).

Rosa Maria Tosta, Pontifícia universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Rosa Maria Tosta. Psicoterapeuta e supervisora. Doutora e Professora associada do pós-graduação em Psicologia Clínica na PUC/SP. Membro: do Espaço Potencial Winnicott do Instituto Sedes Sapientiae (EPW-SP); Grupo Brasileiro de Pesquisas “Sándor Ferenczi"; e do Laboratório de Estudos da Intersubjetividade e Psicanálise Contemporânea - IPUSP e PUC-SP - LIPSIC.

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Publicado

2024-05-20

Como Citar

de Carvalho, M. A. ., & Tosta, R. M. (2024). Ser professor de Educação Infantil: motivações, dificuldades e provisão ambiental. Devir Educação, 8(1), e–730. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.730

Edição

Seção

Artigos